A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 15 de julho de 2014

EMPRESA RUSSA FAZ ACORDO COM BRASIL PARA EXPLORAR GÁS NATURAL NA AMAZÔNIA

Petrobras, estatal russa Rosneft e a brasileira HRT estudarão viabilidade de gás na bacia do rio Solimões.


Procura por gás natural será na bacia do rio Solimões. (Foto: Reprodução/Shutterstock)

MANAUS – A Petrobras e o Consórcio Solimões, formado pela companhia estatal russa Rosneft e pela empresa brasileira HRT assinaram, nesta segunda-feira (14), um protocolo de entendimentos para continuidade dos estudos que avaliam a viabilidade econômica do aproveitamento do gás da bacia do rio Solimões, no Amazonas. Estes estudos, iniciados em outubro de 2012, terão foco em soluções voltadas para liquefação do gás ou geração de energia, com possível conjugação entre essas duas opções.


Na assinatura do documento, a Petrobras foi representada pelo diretor da Área de Gás e Energia, José Alcides Santoro Martins; a Rosneft, pelo presidente do seu Conselho de Administração, Igor Sechin; e a HRT, pelo seu CEO, Milton Franke. O prazo de vigência deste protocolo é de 12 meses, a partir da assinatura que aconteceu em Brasília, com presença do presidente da Rússia, Wladimir Putin.


Gás


A presença de gás natural na Amazônia é uma realidade. No Amazonas, o gasoduto Urucu-Coari-Manaus iniciou as operações em 2009 e tem capacidade de transportar 5,5 milhões de metros cúbicos por dia, segundo informações da Petrobras.


O gasoduto liga as unidades de produção localizadas no Pólo Arara, em Urucu, até Manaus. A extensão deste caminho é de 663,2 quilômetros (trecho Urucu-Manaus), além de um total de 139,3 quilômetros em nove ramais para Coari.


O gás natural transportado neste gasoduto chega às usinas Manauara, Tambaqui, Jaraqui, Aparecida, Mauá, Cristiano Rocha e Ponta Negra – Urucu-Coari-Manaus. Nelas ele gera 760 MW de energia elétrica.



O terminal aquaviário de Coari é fundamental para o escoamento de petróleo e gás produzido na região de Urucu. Ele recebe esses produtos pelo oleoduto Rio Solimões, armazena e entrega a navios para o abastecimento de petróleo da Refinaria de Manaus e suprimento do mercado de gás natural veicular no Pará, Rondônia, Maranhão e parte do Ceará e de Pernambuco.


*Com informações da Petrobras



Por: Folha do Progresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário