A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Projeto suspende decreto que institui Política Nacional de Participação Social

Gustavo Lima Para Mendonça Filho, conselhos populares são usados pelo governo para fins políticos. Tramita na Câmara dos Deputados o projeto (PDC 1491/14) que suspende o decreto presidencial (8.243/14), que regulamenta a participação da sociedade civil na vida pública e institui a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e o Sistema Nacional de Participação Social (SNPS). 

Um dos pontos centrais da política é a possibilidade de conselhos populares, formados por pessoas indicadas pelo Poder Executivo, poderem atuar diretamente em órgãos públicos. A proposta foi apresentada pelos deputados Mendonça Filho (DEM-PE) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). Conforme o decreto, os órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta deverão considerar a criação de instâncias de participação social, para atuar na “formulação, execução, monitoramento e avaliação” de programas e políticas públicas. 


O aumento do papel do Estado é apontado como justificativa para a suspensão do decreto 8.243/14. Para Mendonça Filho, o decreto contraria a Constituição e as prerrogativas do Congresso. 

“É uma invasão à esfera de competência do Parlamento brasileiro e uma afronta à ordem constitucional do País. A democracia se dá por meio dos seus representantes no Congresso, legitimamente eleitos”, disse o deputado. Segundo ele, os conselhos populares são um “eufemismo para o aparelhamento ideológico, por meio de movimentos sociais, filiados ao PT e sindicalistas ligados ao governo”. 


Tramitação A proposta será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, irá para o Plenário. Íntegra da proposta: PDC-1491/2014 Da Redação – JJ


 A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário