A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

EMATER OFERECE INTERCÂMBIO TÉCNICO PARA FRUTICULTORES DO OESTE PARAENSE


Fruticultores de Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém excursionaram para Igarapé-Açu, Tomé-Açu, Dom Eliseu, Belém e Marituba
 

Fruticultores de Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém

Doze fruticultores, membros da Central de Frutas do Tapajós (Cfrutap), que reúne os municípios de Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém, no oeste do Pará, realizaram uma excursão técnica, organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), entre os dias 25 e 29 de agosto, aos municípios de Igarapé-Açu, Tomé-Açu, Dom Eliseu, Belém e Marituba, para aprofundarem conhecimentos e trocarem experiências com outros produtores de fruticultura irrigada, Sistemas Agroflorestais (SAFs) e agroindústrias, que trabalham especialmente com as culturas de açaí, goiaba, banana, cupuaçu, cacau e taperebá.

Os participantes conheceram peculiaridades da fruticultura no nordeste paraense. Para Marcelo Jares, supervisor adjunto do escritório regional da Emater em Santarém, o cronograma foi estabelecido para oferecer informações aos visitantes. “No oeste do Estado eles já usam tecnologias especializadas para fertilização associada à irrigação, a fertirrigação – uma tecnologia agrícola israelense. Agora, eles já pesquisam sobre a fertinutrição, que suplementa a planta apenas com os nutrientes necessários, verificados após análise em laboratório”, explicou.

Durante as visitas, no Polo Belém da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental), os agricultores conheceram pesquisas voltadas à seleção genética do açaí e para os SAFs, com ênfase nas variedades mais aceitas pelo mercado.

No município de Tomé-Açu, eles viram a aplicabilidade desses sistemas. “Em Igarapé-Açu eles tiveram uma noção do mercado do açaí irrigado, e em Dom Eliseu puderam acompanhar o desenvolvimento de projetos exitosos com a goiaba”, informou Marcelo Jares.

Beneficiamento – Na Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta) os representantes da Cfrutap fortaleceram a experiência cooperativista nas áreas de gestão e verticalização da produção pelo beneficiamento das frutas. “Na Camta os visitantes conheceram as unidades de fabricação de polpa de frutas, de processamento de óleos e de compostagem de resíduos da indústria, além do viveiro de mudas e da fruticultura nos SAF. Foi muito proveitoso”, afirmou o técnico da Emater.

Para o produtor rural Percílio Pergo, a visita permitiu aprofundar os conhecimentos sobre a cultura do açaí. Atualmente, ele produz em quatro hectares de terra fertirrigada. “Ainda pretendo voltar para ver as sementes de açaí melhoradas de Igarapé-Açu, a fim de potencializar a produção no oeste do Estado. Minha meta é passar de 10 toneladas por hectare do fruto para até 25 toneladas”, disse o agricultor.

A atividade, que foi coordenada pela Emater, contou com a parceria da Embrapa, do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), além do apoio das prefeituras. As visitas técnicas foram encerradas no escritório central da Emater, em Marituba (Região Metropolitana de Belém), com uma avaliação da iniciativa e informações sobre crédito rural.

“Nosso objetivo maior é a assinatura, ainda este ano, de um termo de cooperação técnica entre esses parceiros, incluindo a Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) e a Sagri (Secretaria de Estado de Agricultura), para consolidar o desenvolvimento da Central de Frutas do Tapajós, e assim aumentar e melhorar a produção desses fruticultores, disponibilizando pesquisa, fomento e assistência técnica e extensão rural”, reiterou o supervisor adjunto da Emater em Santarém.


Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário