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terça-feira, 16 de setembro de 2014

PARAGOMINAS ESTÁ ENTRE AS CINCO MELHORES NOTAS DO IDEB

DAS 144 CIDADES DO PARÁ, 73 NÃO ALCANÇARAM A META DOS ANOS INICIAIS E ESSE NÚMERO SOBE PARA 119 NOS ANOS FINAIS

No início deste mês, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB 2013. Nesta última avaliação, nos anos iniciais, o Pará, apesar de ter superado a meta do MEC - de 3,7 - atingindo 3,8, teve queda se comparado com os números de 2011, onde o Estado havia alcançado 4,0. Desde o ano passado, o Governo desenvolve ações para melhorar a educação no Estado, com o “Pacto pela Educação”, sendo 2013, o ano em que houve mais articulação, planejamento, execução de ações de promoção e melhorias na educação.

Paragominas conseguiu se manter equilibrada no resultado do Ideb 2013 para os anos iniciais (Fundamental I) com a média de 4,6. Já nos anos finais (Fundamental II), subiu de 3,8 para 4,2. Na Região do Capim, que abrange 13 municípios, foi a segunda melhor nota, ficando atrás de Ulianópolis, com a diferença que esta cidade possui um pouco mais de 8 mil alunos matriculados em toda a Rede Municipal, contra mais de 30 mil de Paragominas. Na média de crescimento geral, nos anos iniciais e finais, Paragominas cresceu 0,2 pontos, saindo de 4,2 para 4,4. Das 144 cidades do Pará, 73 não alcançaram a meta dos anos iniciais e esse número sobe para 119 nos anos finais.

Foto: Prefeitura de Paragominas

Foto: Prefeitura de ParagominasEmbora os números sejam satisfatórios, a Secretária de Educação de Paragominas, Mozimeire Costa diz que os resultados poderiam ter sido melhores. Ela explica que em educação, os investimentos financeiros são importantes, mas aliado à isto, vem a dedicação profissional, a participação dos pais no processo de aprendizado dos alunos e o envolvimento da comunidade, fatores subjetivos, mas que precisam ser considerados. Este ano, foram emitidos mais de 6 mil atestados médicos para professores da rede, o que significa menos tempo de aula para os alunos.


“Em Paragominas, trabalhamos para nos superarmos todos os anos. Embora o resultado para as séries iniciais sejam satisfatórios, esperava muito mais, porque aqui os investimentos na qualidade do ensino são enormes. Diante disto, já programei para o dia 23 de setembro, um plantão pedagógico com todas as escolas da Rede – mais de 80. Onde cada diretor/coordenador vai trabalhar com os números obtidos e traçar metas de melhoria na escola que dirige ou coordena”, afirma a Secretária.


O IDEB foi criado pelo INEP em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da Educação: fluxo escolar e médias de desempenho dos estudantes nas avaliações do SAEB e Prova Brasil. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP.


A série histórica de resultados do IDEB se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por Escolas, Municípios e Unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países pertencentes à OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8 registrada em 2005 na primeira fase do Ensino Fundamental, para um IDEB igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.



Por: Eko

www.ormnews.com.br

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