O Ministério dos Transportes divulgou a relação de empresas que responderam ao chamamento público que antecipa a concessão da BR-163, no trecho entre Sinop (MT) ao distrito de Miritituba, em Itaituba, no oeste do Pará, que será a próxima grande rota para escoamento da safra de grãos. Sete empreiteiras manifestaram interesse em realizar os estudos preliminares para concessão dos 976 quilômetros de rodovia: cinco empresas são de São Paulo, uma do Rio de Janeiro e outra de Santa Catarina. O prazo para os trabalhos já foi concluído e eles serão entregues para análise do governo, que pretende fazer o leilão ainda este ano.
O projeto parte do entroncamento com a
MT-220, em Sinop, até o entroncamento com a BR-230, já no Pará, até Miritituba.
Mais de 70% do trecho já está pavimentado. A rota já deveria estar totalmente
pavimentada desde 2014, no entanto todos os cronogramas de obras feitos pelo
DNIT não foram cumpridos.
A concessão prevista é de 30 anos. A rodovia
dará acesso aos portos do arco norte, apontados como uma solução logística pelo
setor produtivo para aumentar a competitividade agrícola de Mato Grosso. A
estimativa feita pela Conab é de que 51,2 milhões de toneladas de grãos sejam
escoados pela rodovia.
Caso o processo de concessão seja confirmado,
a espinha dorsal que corta Mato Grosso de norte a sul será 100% privatizada. Ou
seja, atravessar o estado só pagando pedágio.
do site da ORM
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