Aconteceu (14/01) na prefeitura
municipal de Novo Progresso uma reunião para discutir assuntos relacionados a
privatização da Br-163, com a presença da sociedade civil organizada, presidente e diretor do Movimento Pró
Logística do Aprosoja do estado do Mato Grosso que estavam de passagem por Novo
Progresso com destino a Santarém.
Apesar da imprensa do município não ser
convidada e proibida pelo gestor de participar da reunião, mesmo assim a
reportagem do Jornal Folha do Progresso e rádio Cultura FM conseguiu entrar no final
da reunião.
Á alguns dias atrás teve a primeira reunião
para se discutir sobre a privatização da Br-163, fazer levantamentos sobre o
impacto no município de Novo Progresso e propostas de melhorias na
trafegabilidade do perímetro urbano do município e das comunidades, assim como
locais das praças de pedágio, valores, etc…
Nesta reunião de ontem, já de posse do
projeto e o que tem para o município de melhorias, a comissão composta pelo
vereador Luizão (PMDB), Neri Prazeres, presidente da ACINP Luiz Bazanela e
prefeito Joviano de Almeida, irão participar no dia 18/01 da primeira audiência
pública a ser realizada em Brasília-DF e discutirem todos esses assuntos. Todo
o projeto da concessão está disponível no site www.antt.gov.br.
Alguns empresários e profissionais liberais
ficaram sem participar da reunião, por ter sido mudado o local e horário da
reunião.
Veja abaixo entrevista com o diretor do
movimento Pró Logístrica do Aprosoja do estado do Mato Grosso.
Diretor do Movimento Pró Logística do
Aprosoja do estado do Mato Grosso Edeon Vaz Ferreira falou sobre a viagem e a
passagem por Novo Progresso.
Nós acompanhamos mesmo ates da pavimentação
da rodovia a importância desta rodovia para o estado do Mato Grosso e para essa
região do Pará. Nós entendemos que muito ainda se tem a fazer, todos os anos
passamos por aqui duas vezes acompanhando a situações destas obras e estamos
mais uma vez fazendo isso percorrendo o trecho fazendo a verificação das obras
para que possamos cobrar do DNIT do governo Federal a conclusão da obra e
manutenção do que está ai.
Quanto a duplicação da rodovia vejo um
momento importante com participação da comunidade nessas audiências públicas,
porque é o momento de se discutir o que pode ser feito, nós e ninguém gosta de
pagar pedágio porque a construção e manutenção da rodovia é dever do estado,
obrigação da união mais nós sabemos que para termos uma rodovia de qualidade é
com a privatização ou seja concessão destes serviços, então é o momento que nós
temos que discutir com o governo a questão de tarifa do pedágio, local dos
postos de pedágio, qual serviços serão prestados a comunidade, tudo isto tem
que ser discutido e é muito importante que o poder executivo do município, a
câmara de vereadores, os empresários e a comunidade em geral participem dessa
discussão.
Quanto as reuniões relacionadas ao
levantamento de propostas para o melhoramento de trafegabilidade do perímetro
urbano de Novo Progresso é válida e tem que levar as demandas para essa
discussão.
Nessa viagem vamos percorrer todo o trecho,
passaremos em Miritituba, conversaremos com o poder executivo de Itaituba para
que haja mobilização não só de Itaituba como de Trairão nessa discussão, uma
vez que será feita também uma audiência pública em Itaituba, visitaremos as
estações de transbordo de carga de Miritituba e iremos até Santarém verificando
a qualidade e a situação da rodovia.
Quanto ao retorno dos caminhões batendo
caçamba existe em todo o Brasil, mais estamos verificando em Santarém para
viabilizar o terminal de fertilizantes e uma indústria de calcário na região de
Miritituba, para que a maioria destes caminhões voltem carregados.
Fonte/Fotos: Redação Jornal Folha do
Progresso
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