A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 16 de setembro de 2014

BOTO COR-DE-ROSA É O CAMPEÃO DO ÇAIRÉ 2014


ALTER DO CHÃO DISPUTA FOI ACIRRADA E O VENCEDOR COMEMOROU COM MÚSICA PELAS RUAS

A apresentação do Boto Cor-de-Rosa levantou a torcida no Sairódromo

O Boto Cor-de-Rosa é o campeão do Festival dos Botos do Çairé 2014. A apuração aconteceu no final tarde de ontem, no Sairódromo, na vila de Alter do Chão, município de Santarém. A programação do Çairé, considerado a maior e mais antiga manifestação cultural do oeste do Pará, começou na última quinta-feira (11), e levou mais de 100 mil visitantes a Alter do Chão. As agremiações Boto Tucuxi e Boto Cor-de-Rosa se apresentaram na noite de sábado (13), no Lago dos Botos. O Tucuxi levou para a arena o tema “Çairé pra Dançar”, e o Cor-de-Rosa apresentou o “Puxirum da Amazônia”. Os dois espetáculos foram encerrados com a lenda do boto, o momento de sedução nos enredos. As informações são da Agência Pará.

Três jurados avaliaram 15 quesitos nas apresentações. As notas de cada jurado foram lidas por Sinval Ferreira. Os jurados deste ano foram o desembargador, compositor e músico Vicente José Malheiros da Fonseca; o antropólogo e professor universitário Dirsom Medeiros; e o professor universitário e pesquisador Paride Bolletim. Foram avaliados os quesitos: Apresentador, Cantador, Rainha do Çairé, Cabocla Borari, Curandeiro, Rainha do Artesanato, Boto Homem Encantador, Boto Animal, Rainha do Lago Verde, Carimbó, Organização de Conjunto, Alegorias, Letra e Música, Ritual e Torcida.

A tranquilidade na apuração foi garantida com a presença da Polícia Militar. As duas torcidas chegaram cedo ao Sairódromo para acompanhar a apuração. As primeiras notas divulgadas foram a do jurado Vicente José Malheiros da Fonseca, e mostraram uma disputa acirrada entre as duas agremiações. Somente 30 minutos depois, com a divulgação da notas do último jurado, a torcida do Boto Cor-de-Rosa comemorou o título. A diferença foi de apenas 2,5 pontos. O Cor-de-Rosa conseguiu 446 pontos, e o Tucuxi, 443,5. O resultado foi comemorado nas ruas de Alter do Chão, ao som das músicas da agremiação.


O Liberal Digital!

Nenhum comentário:

Postar um comentário