A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 9 de setembro de 2014

IBAMA APREENDE MOTOSSERRAS EM NOVO PROGRESSO

A ação ocorreu nas lojas especializadas em vendas e concertos, no município de Novo Progresso.

Durante uma atividade rotineira de monitoramento, a equipe de fiscalização do escritório  do Ibama de Novo Progresso apreendeu na segunda-feira (01/08), 105 motosserras, somente na oficina do KEKO.


Nas outras lojas do município também houve apreensões, mas a quantidade apreendida não foi divulgada pelos proprietários.


Para o IBAMA estes  equipamentos estavam sendo utilizados no corte e destruição de Florestas, sem a devida licença para uso.


Após a apreensão foram necessárias duas camionetes para que fosse transportado todo o material para o escritório  do Ibama.

Os fiscais do Ibama deixaram claro que a partir de agora, as empresas só podem pegar motosserras para conserto munidas de nota fiscal e registro, senão o proprietário da loja pagará por cada equipamento apreendido sem documentação o valor de R$ 1.000,00 (Hum mil reais).


Quem utiliza motosserra para serviços informais, como poda e carpintaria é preciso ter licença específica do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente para manusear o equipamento. Aparentemente, o procedimento não é complicado. Basta o interessado apresentar documentos e recolher uma taxa no valor de trinta reais (R$30,00).


Motosserra depende de licença do Ibama para poder ser utilizada


Cada equipamento tem um número de registro, que deve ser informado ao Ibama. Ele funciona como o chassi de um carro. Segundo o inspetor da Guarda Civil, além da licença para operar a motosserra é preciso autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para cortar árvores que ainda estejam em pé.

No site do Ibama tem a guia de recolhimento, que deverá ser impressa e paga no banco.

A pessoa flagrada com aparelho sem estar legalizada corre o risco de ser processado criminalmente.


Fonte: Redação Jornal Folha do Progresso(Foto- Ilustrativa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário