A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

MORADORES DE BELTERRA VÃO INTERDITAR BR-163

RAIMUNDO ELIELSON, PRESIDENTE DA AVIB: “VAMOS FECHAR A RODOVIA NA 3ª FEIRA, DIA 09”

Raimundo Elielson, presidente da AVIB

Inconformado com o descaso com a população que precisa de moradia e que não está sendo assistida pelos governos Estadual e Federal, o presidente da Associação Viver de Belterra (AVIB), Raimundo Elielson de Sousa Nunes, adianta que os comunitários em forma de protesto vão fechar a rodovia Santarém-Cuiabá (BR 163), na localidade do Trevo, no próximo dia 09, terça-feira.

Os moradores reivindicam os serviços básicos na cidade, como: a falta de água; saúde pública e médicos 24 horas; Licenciamento Ambiental da Área destinada a AVIB; iluminação pública que está sendo cobrada e a população não está sendo beneficiada.

“A população de Belterra está revoltada com tanto descaso dos serviços básicos do Governo, e o atraso burocrático dos órgãos públicos”, diz Elielson.

Ele ressalta que a área em questão fica localizada na Rua do Estrela, entre a Estrada 2 e a Estrada 7. Neste local a maioria das famílias não tem onde morar. O exemplo maior é que, em uma única casa residem entre cinco e seis famílias.

O projeto do loteamento é direcionado ao programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”, porém, muitas famílias não querem essas casas, preferem construir por conta própria, como um bairro estruturado. “O próprio SPU quer um bairro direcionado com infraestrutura, água, energia, tratamento de esgoto, e tudo dentro do planejamento com área de lazer, área comercial, escola, creche, tratamento do lixo, e uma horta comunitária. Tudo está destinado na área de quatrocentos e oitenta hectares”, destaca Elielson Nunes.

“Os moradores irão fazer uma ação popular com setecentas e cinqüenta assinaturas para ser aprovada pela Câmara, para o andamento desse projeto e, assim ser criado esse novo bairro. No início tentamos fechar uma parceria com a Prefeitura, mas não conseguimos nada. Diferente do presidente da Celpa, que nos procurou pra fechar uma parceria”, afirma Elielson Nunes.

A área onde existe o projeto do loteamento faz parte da União, onde já foi feito todo o mapeamento do terreno e aprovado pelo SPU. “Isso era pra fazer o “Minha Casa Minha Vida”. Quando procurávamos a Prefeita ela dizia que essa área era da UFOPA. Depois era uma área reservada da Prefeitura, mas hoje Belterra está com quase 80% do Município em área de conservação, como a Floresta Nacional do Tapajós (FLONA). Tem, também, uma porcentagem de conservação, Área de Proteção Ambiental (APA). Assim como a Prefeita, nós também queremos o crescimento do Município”, finalizou Elielson de Sousa Nunes.

Por: Sabrine Dalazen (Estagiária)


Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário