A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ÍNDICE DE CONFIANÇA DO PRODUTOR CAI 33%


Arroz plantio 2012  (ass) / O ano de 2014 foi um desafio para os produtores de cana do país, em especial para os de São Paulo que nunca sentiram uma seca tão severa como nessa temporada. Além disso, o cenário foi marcado por queda nos preços de venda da safra, economia externa fraca e queda na produção. Partindo desses pontos, o reflexo foi imediato já que segundo a pesquisa elaborada pela AgroFEA, o Índice de Confiança do Produtor Rural referentes a outubro, apresentou queda em comparação aos índices divulgados nos mesmo período de 2013 e 2012. De acordo com a pesquisa, o índice ficou em 60,3 pontos com uma redução de 33% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados são apurados em entrevistas telefônicas com base em uma amostra representativa de produtores de soja, milho, cana, café, arroz, citros e algodão em 16 estados brasileiros. A coleta é realizada entre o primeiro e o último dia útil de cada trimestre e a divulgação é trimestral.

O Relatório Executivo mostra que todos os subíndices que compõem tanto o ICPRural sofreram queda significativa em comparação com os períodos anteriores. No ICPRural, o subíndice Preço, que mede a expectativa dos produtores com relação aos preços de venda, teve a maior queda e fechou a rodada com baixa de 22% em comparação com julho, marcando 47,4 pontos. O subíndice Insumo foi o que sofreu menor queda.

De acordo com os coordenadores do estudo, embora o custo dos insumos esteja alto, o risco de queda na produção ao não utilizar defensivos e fertilizantes explica a utilização de insumos mesmo diminuindo a margem de lucro do produtor. De acordo com o relatório, alguns produtores relataram apreensão com as políticas adotadas pelo governo e esperam que o cenário da agricultura brasileira melhore após as eleições.

04/11/2014 10:59

Nenhum comentário:

Postar um comentário