A MELHOR INFORMAÇÃO

domingo, 2 de novembro de 2014

MAIS DA METADE DAS NASCENTES NA REGIÃO DE RIO PRETO SECOU, DIZ ESTUDO


Onde antes havia nascente, agora há apenas sujeira e seca (Foto: Reprodução / TV TEM)DAS 54 NASCENTES NO NOROESTE DE SP, 29 ESTÃO SECAS.


Segundo dados, 34 têm menos da metade de água que tinham há dez anos.


Onde antes havia nascente, agora há apenas sujeira e seca (Foto: Reprodução / TV TEM)

A estiagem está mostrando um de seus lados mais trágicos: nascentes de vários rios importantes da região noroeste paulista desapareceram e várias outras estão secando. Pesquisadores da Unesp da região de São José do Rio Preto (SP) visitaram mais de 50 nascentes e córregos e alertaram para a importância da preservação.


Segundo eles, onde a água nascia em abundância, agora nem sinal dela. Em 2003, os pesquisadores recolheram amostras de dezenas de córregos e nascentes do interior de São Paulo. Agora, eles voltaram a esses locais e constaram que a situação piorou muito. “Em uma década de diferença, conseguimos quantificar que 81% desses riachos anteriormente mostrados, perderam qualidade aquática de maneira geral e perderam volume de água”, explica a pesquisadora Lilian Casatti.


Das 54 nascentes documentadas na pesquisa, 34 têm menos da metade de água que tinham há dez anos. O estudo também aponta que 29 fontes de água estão secas. É o caso da nascente do rio São José dos Dourados, um dos mais importantes rios da região noroeste de São Paulo. Até pouco tempo atrás, a área toda era coberta de água, mas a nascente simplesmente desapareceu e deu lugar a um caminho tomado pelo lixo.


saiba mais

Polícia intensifica fiscalização no noroeste paulista com a Piracema

Moradores de Rio Preto e região reclamam do desperdício de água

Imagens mostram baixo nível de água da represa municipal de Rio Preto, SP

Rio seca no noroeste paulista e Mirassol enfrenta racionamento

Projeto ambiental de R$ 3,3 milhões vai despoluir 14 km do rio Preto


Na nascente do rio Preto, quase não dá para ver a água atualmente. No lugar cresceu uma vegetação típica de terrenos assoreados. “Nesses dez anos, a gente teve um grande assoreamento, que é a descida de terra das partes mais altas para as mais baixas, provocando a redução do volume de água nas minas”, explica a pesquisadora Jaqueline Zeni.


Segundo os especialistas, o que faltou na maior parte das minas que secaram são as chamadas matas ciliares. A pesquisadora explica que elas funcionam como os cílios, que protegem os olhos da poeira. No caso dos córregos, elas impedem que terra, areia e outros sedimentos acabem bloqueando a saída da água nas nascentes.


“Manter a vegetação do lado desses riachos, reflorestar esses riachos é o primeiro passo para a gente tentar inverter essa situação, que é preocupante. A gente tem que começar a plantar árvores do lado desses riachos para poder colher água senão vamos enfrentar mais situações extremas como já estamos vendo”, finaliza Jaqueline.


Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário