A rodovia BR-163 um dos principais meios de
transporte da safra de grãos do Mato Grosso até o porto de Santarém no
Pará, no trecho entregue
recentemente pelo DNIT no final de 2012, já apresenta grande extensão com pavimentação deteriorada, fator que começa a colocar em
risco a segurança dos motoristas que transitam pela via, principalmente por
acreditarem que a rodovia, que foi concluída há cerca de pouco mais de 1 ano estaria em ótimo estado de conservação.
Nossa reportagem percorreu nesta semana
trecho de 350 quilômetros, saindo da Cidade de Novo Progresso até o Estado do
Mato Grosso, primeiro trecho implantado
da rodovia, que corresponde a 30 por cento da extensão até a cidade de Santarém
no Pará.
A empresa Três Irmãos persiste em trabalhar
no trecho de sua responsabilidade pouco mais de 60 quilômetros, saindo do Município
de Novo Progresso há quatro anos não
conseguiu ligar a cidade com o distrito de Alvorada da Amazônia, distante 35
quilômetros, varias interrupções no caminho, mais adiante o serviço é lento e
tudo indica que ainda neste ano nãos
será concluso o trecho de sua responsabilidade, outra parte pronta já precisa
de reparos constantes pois vários buracos surgiram dentro da pavimentação
pronta.
O mais absurdo desta obra, se encontra na
região onde foi construído pela empresa “JM”, por conta do solo ou a má
qualidade dos serviços realizados, o asfalto “arrepiou”, causando o afundamento
das laterais da pista, e na parte central buracos predominam em uma extensão de
mais de 100 quilômetros da rodovia recentemente pavimentada.
Encontramos uma equipe da empresa “JM”
fazendo manutenção , mas o serviço é lento e paliativo, somente estão tapando
os buracos mais Grandes; outros está sendo ignorado pela equipe, caminhões,
automóveis , motocicletas, que transitam por aquele local, correm serio risco
de acidente.
Site: Povos da Amazônia
Por: José Parente de sousa às 25.7.14
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