A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 26 de maio de 2015

BEBÊ PREFEITO DE BELÉM É DA SACRAMENTA

Ele recebeu a chave da cidade e ganhou acompanhamento oficial por dois anos.

O recém-nascido Leandro Mendes recebeu, simbolicamente, das mãos do prefeito Zenaldo Coutinho, a chave da cidade e ganhou o título de “Bebê Prefeito”, por ter sido a primeira criança a nascer na capital paraense, ontem, dia 25, quando se iniciou a IV Semana Nacional do Bebê em Belém, uma promoção conjunjta entre Prefeitura e o Unicef. O menino nasceu de parto normal às 4h30, na Fundação Santa Casa, Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel, pesando 2,870 Kg e medindo 50 centímetros. Leandro é o segundo filho da dona de casa Cristiane de Belém Cardoso, 20 anos, mãe também de Leonardo, de 2 anos. O parto ocorreu sem problema. Mãe e filho passam bem e devem ter alta médica na próxima quarta-feira, 27.

Cristiane e o filho caçula serão acompanhados pelos próximos dois anos pela Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel). “Será um trabalho intersetorial com outras secretarias. Não se resume à entrega da chave”, explicou a coordenadora da Combel, a médica Noeme Barbosa. A criança também foi presenteada com enxoval completo e carrinho de bebê. “Estou muito emocionada, porque meu neto não tinha nem fralda, e feliz por tudo o que estão fazendo por ele, pois isso vale mais que um tesouro na vida de um ser humano”, declarou a avó materna da criança, Maria Creuza Cardoso Barral, 43 anos. “Ele nasceu de 9 meses, com saúde, e o pré-natal fez a diferença durante a gestação”, contou a mãe da criança, que mora na Sacramenta.

O prefeito Zenaldo Coutinho frisou que a entrega da chave da cidade ao bebê simboliza a importância da criança nas políticas públicas municipais. “É um processo de conscientização permanente dentro e fora do poder público, para que todos participem em favor das crianças. Como é possível ver, o bebê nasceu saudável, contou com bom atendimento e pré-natal dentro de uma das unidades da prefeitura”, ressaltou o prefeito, e adiantou que, no mês de junho, o Pronto-Socorro da 14 de Março ganhará uma UTI pediátrica.

Bebês de outras alas da Santa Casa também ganharam fraldas e outros produtos infantis. A presidente da maternidade, Lizomar Moia, destacou o atendimento referencial da unidade hospitalar “Esse momento é de honra e grande emoção, porque traduz o serviço de excelência que o governo do Estado oferece a crianças e bebês”, disse. Desde o dia 8 de maio, a Combel, por meio da Prefeitura de Belém, já entregou 125 enxovais completos. Na próxima quarta-feira, 27, também promoverá ações dentro do sistema penal.

O chefe do escritório do Unicef em Belém, Fábio Moraes, afirmou que as parcerias com diversos órgãos e entidades são essenciais para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens de 0 a 18 anos incompletos. “Essa é uma fase importante na vida de qualquer ser humano. Crianças e adolescentes devem ter prioridade obsoluta”, defendeu.

ABERTURA

A Prefeitura de Belém e o Unicef abriram, ontem, a programação da IV Semana Nacional do Bebê em Belém, que prossegue até sexta-feira, 29, na capital paraense e em outras cidades do País. A abertura ocorreu no ginásio de esportes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Marco, e contou com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho, vereadores do município e da cantora Fafá de Belém, que fez apresentação especial, na ocasião. O evento visa a saúde mental, física e o desenvolvimento infantil, conforme preconiza o Unicef.

O município de Ananindeua também abriu, ontem, a Semana do Bebê, com uma série de ações de cidadania, informação e lazer, a serem realizadas até sábado, 30. A abertura oficial acorreu na Câmara de Ananindeua (CMA). Logo em seguida, foi realizada uma visita à Sociedade Beneficente São Camilo, no Hospital Anita Gerosa, onde o prefeito Manoel Pioneiro diplomou a bebê Maria Fernanda Morais da Costa, filha de Maria Costa de Jesus Pinheiro Morais, como a “Bebê Prefeita”. A criança, que nasceu às 2h30 de segunda-feira, foi escolhida para representar as crianças de Ananindeua.

A Semana do Bebê é celebrada também nos distritos de Icoaraci e Outeiro. Em Icoaraci, alunos da escola Liceu de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso, participaram de uma caminhada de sensibilização. Cerca de 60 estudantes, entre eles crianças e adolescentes, estiveram presente na programação realizada no distrito, que se iniciou com apresentações de grupos de danças e capoeira, na praça Matriz.


O Liberal Digital!

Nenhum comentário:

Postar um comentário