A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 21 de maio de 2015

UFOPA E COMFLONA VÃO FAZER INVENTÁRIO FLORESTAL

potencial florestal de madeira na Resex Tapajós ArapiunsAção visa avaliar o potencial florestal para colheita comercial de madeira na Resex Tapajós Arapiuns
 
Potencial florestal de madeira na Resex Tapajós Arapiuns

Um grupo de professores dos Laboratórios de Manejo de Ecossistemas Florestais (Lamef) e de Cartografia (Labcart) do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa reuniu-se com o corpo técnico da Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona) com o objetivo de planejar as atividades de Inventário Florestal Amostral, avaliando o potencial florestal para colheita comercial de madeira da futura Área de Manejo Florestal da Resex Tapajós Arapiuns, o encontro definiu as atividades de inventário florestal amostral, previstas para a segunda quinzena de junho de 2015.

Também ficou definido que a Ufopa, com a coordenação dos professores do Lamef, fará o treinamento dos comunitários da reserva para que eles possam executar o inventário florestal em conjunto com os manejadores da Coomflona. De acordo com as informações do corpo técnico da Coomflona, tais atividades serão essenciais para fazer o Plano de Manejo Florestal Comunitário daquela unidade de conservação.

ABERTA ISNCRIÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA III ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISA EM CULTURA (III EBPC)

As submissões de trabalho para o III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (III EBPC) já podem ser feitas por meio de formulário disponível no site forms.ufca.edu.br. Para inscrever é preciso se cadastrar no site, preencher o formulário indicando o Grupo no qual pretende apresentar o trabalho e enviar, em anexo, arquivo com resumo simples e expandido. O arquivo, que deve estar em doc.word, deve conter título, resumo simples de até 1.200 caracteres com espaço, palavras-chaves e resumo expandido de até 12.000 caracteres com espaço. As inscrições de trabalhos seguem até dia 15 de junho. O III EBPC será realizado de 8 a 10 de outubro, no Crato-Ceará.

Estão aptos a inscrever trabalhos pesquisadores de dentro e fora da universidade. Os trabalhos podem ser inscritos nos seguintes GTs: Corpo e Cultura; Cultura e comunicação; Cultura e desenvolvimento; Cultura e educação; Cultura e juventude; Cultura e relações internacionais; Cultura e religião; Cultura e Saúde; Cultura e territórios; Cultura e tradição; Diversidade cultural; Economia criativa; Economias da cultura; Espaços e práticas culturais; Gestão e instituições culturais; Linguagens artísticas; Mediações; Patrimônio Cultural; Políticas culturais; Semiótica e Cultura e Teorias da cultura.

Veja na página do EBPC os detalhes sobre a submissão:ebpc.ufca.edu.br, em “Sobre submissão de trabalhos”, na aba Inscrições. Dúvidas e mais informações:ebpc.cariri@ufca.edu.br.

FILME MOÇAMBICANO EM EXIBIÇÃO NA UFOPA

O curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) exibe o filme “Terra Sonâmbula” (2007), de Teresa Prata, no dia 26 de maio de 2015, às 19h, no miniauditório HA1 da Unidade Rondon. Após a sessão, haverá o debate com a presença do professor Luiz Fernando de França, do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Qualquer pessoa pode participar da ação, da comunidade acadêmica e geral, desde que se inscreva pelo e-mail africaufopa@gmail.com, com limite de até 60 inscritos. Haverá emissão de certificado de participação.

Sobre o filme – A obra apresenta as histórias do menino Muindinga e do velho Tuahir no contexto da Guerra Civil. Entre eles, o que há em comum é um diário encontrado por Muindinga, que conta a história de uma mulher presa, em um navio, que procura seu filho. Ao ler, o menino acredita que ele é o filho perdido e começa uma viagem com Tuahir atrás da mãe.

OFICINA DE FOTOGRAFIA PARA ALUNOS E SERVIDORES

Nos dias 25 a 29 de maio de 2015 acontece na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) a Oficina Básica de Fotografia para alunos e servidores. O curso será ministrado por Pedro Moutinho Júnior, de 14h às 18h, na sala 309 da Unidade Amazônia. São oito vagas no total, 5 para servidores (sendo um por unidade ou setor administrativo) e 3 para alunos. A oficina é realizada pela Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) em parceria com a Diretoria de Cultura e Comunidade (DCC).

Para participar, o interessado deve cumprir os seguintes requisitos: 1) possuir máquina fotográfica profissional; 2) registrar-se no cadastro de agentes culturais da Ufopa (clique aqui para responder ao questionário online); 3) comprometer-se em colaborar com registro fotográfico de uma atividade acadêmica/cultural da Universidade.

As inscrições serão abertas às 8h do dia 21 de maio até as 15h do dia 22 e encerradas assim que as vagas forem preenchidas, de acordo com a ordem de chegada dos dados por e-mail. Os dados dos candidatos devem ser enviados para cultura@ufopa.edu.br: nome completo, RG, CPF, unidade acadêmica/administrativa ou curso/instituto ao qual pertence, telefone e e-mail.



Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário