A MELHOR INFORMAÇÃO

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

POSSE DE JATENE


Na Assembléia Legislativa

“Ser novo não é ser ‘de novo’. Ser novo é ser melhor. É ser maior. É ser crível. É ser confiável para se manter confiante. É ressuscitar a inquietude sem abrir mão da temperança”. Esta frase do discurso de posse do governador Simão Jatene, ocorrida na manhã de ontem (1º), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), resume a prioridade do terceiro mandato dele à frente do Poder Executivo - um feito inédito na história do Pará. A novidade dos próximos quatro anos, de acordo com o governador, será a capacidade de a máquina administrativa tornar-se mais eficiente e enxuta, e a opção pela qualidade do gasto público, sem concessão ao desperdício ou desvios de qualquer espécie.

Simão Jatene e Zequinha Marinho assinaram o termo de posse e fizeram o juramento no plenário da Assembleia. Na mesa da sessão solene, presidida pelo deputado Márcio Miranda, estavam ainda o senador Flexa Ribeiro e a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento.

Com um discurso sereno e conceitual, Simão Jatene evitou polêmicas, mas deixou marcada sua posição em favor do relacionamento positivo com os deputados estaduais, “independentemente da cor partidária”, aos quais agradeceu pela compreensão do momento delicado que circunda a economia nacional, com reflexos no nosso Estado. Ele não deixou também de cobrar de todos, inclusive do próprio governo, a correta aplicação dos recursos e o cumprimento das obrigações do serviço público, sem esperar por bônus. “O maior bônus nós já recebemos: foi o reconhecimento e a confiança que nos permitiram ter a honra de ocupar cargos públicos. O pós-eleição é o momento de exercitar não os nossos quereres, mas os nossos deveres”, afirmou o governador. Antes de Jatene se pronunciar, o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, antecipara a declaração de boa vontade com o governo, também demonstrada com a aprovação recente da reforma administrativa proposta pelo Executivo.

O governador reafirmou a sua disposição em tornar mais ágil, mais abrangente e mais eficaz o serviço público estadual, ao mesmo tempo em que o Estado busca retomar a governança sobre suas riquezas minerais, a fim de aumentar a arrecadação própria e reduzir a dependência de transferências da União.

“Músico por vocação, professor por formação e político por conspiração do destino”, como ele próprio definiu, Simão Jatene ganhou aplausos ao incorporar no discurso versos da música “Começar de Novo”, de Ivan Lins, para reiterar que a sociedade deve acreditar nos seus sonhos, pois só assim "começar de novo vai valer a pena".

Faixa Governamental 
Após a cerimônia no plenário da Assembleia Legislativa, o governador e o vice, Zequinha Marinho, caminharam em direção ao palanque montado em frente ao Palácio Lauro Sodré, onde houve a aposição da faixa governamental.

Como se trata de uma reeleição, o ato é mantido como renovação dos compromissos firmados pelo governador com o Estado. Para o ato foi convidado o menino Maurício Haber, representando o povo paraense. O uso da faixa simboliza responsabilidade, compromisso e honra.

Maurício Haber contou como foi estar com o governador em seu primeiro ato neste ano. “Foi emocionante. Ele não me disse nada, apenas sorriu. Mas eu disse para ele que sou seu fã número um”, contou o garoto, que disse sonhar com a carreira política e um dia se tornar governador do Pará.

A cerimônia foi encerrada com o discurso de Simão Jatene. “Gostaria muito de agradecer a cada um de vocês. Razão última e razão primeira de estarmos aqui. Agradecer ao carinho que nos permitiu chegar ao Governo do Estado, agradecer o trabalho de cada um, agradecer aos que vieram de longe. Campeão aqui não sou eu, e sim o povo deste Estado, o paraense que é capaz de enfrentar desafios todos os dias sem perder a crença de que é possível construir um mundo melhor e mais feliz. E nós teremos um mundo melhor quando formos melhores para o mundo. E vou precisar muito de todos vocês, não apenas no acompanhando nas nossas caminhadas, mas exercendo a sua condição de cidadão, no sentido de nós podermos criar neste Estado algo que ainda não existe neste país, que é a ideia de público, que é algo que deve ser feito com a contribuição de todos, todos devem utilizar, mas também todos devem cuidar e zelar por este patrimônio”, explicou Jatene.

Após o discurso houve a execução do Hino do Pará, com a interpretação do cantor Edilson Moreno, que contou com a parceria do próprio governador. Após o evento, Simão Jatene e Zequinha Marinho receberam os cumprimentos das autoridades presentes e da plateia.
 
Posse do secretariado
Na tarde de ontem (1º), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o governador Simão Jatene assinou os termos de posse dos novos gestores das administrações direta e indireta para a próxima gestão. Sessenta e três profissionais foram nomeados, 18 deles para o cargo de secretário de Estado, e os demais para a gestão de núcleos, fundações e institutos.

A solenidade começou com a assinatura do termo de posse da secretária de Estado de Administração, Alice Viana. Na sequência, outros 17 secretários assinaram seus respectivos documentos e cumprimentaram o governador. Seguindo o protocolo, os gestores dos órgãos da administração indireta repetiram o mesmo ato solene.

O novo secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes, discursou em nome de todos os nomeados, agradecendo ao governador, “em nome do povo, pelo gesto de confiança que depositou em cada um de nós ao assinar esse mandato, para que nós possamos, nas mais diferentes áreas, representar a vontade dos paraenses que enxergam este como um governo correto, justo e, sobretudo, eficiente”.

O governador Simão Jatene frisou a sua nova equipe de trabalho a responsabilidade e as dificuldades que deverão ser superadas ao longo dos próximos quatro anos. A excelência no serviço público também foi outro ponto abordado por Simão Jatene. “A questão da competência e a busca da eficiência devem ser algo perseguido cotidianamente. Nesse momento temos dois grandes desafios: aumentar a disponibilidade dos recursos do Estado, porque nosso orçamento per capita é muito baixo. A outra coisa, que podemos começar imediatamente, é melhorar a qualidade do gasto. Pra isso, é importante, que a equipe de governo seja efetivamente uma equipe, seja um grupo afinado, com princípios. Que seja capaz de colocar sobre qualquer outra variável o que é mais importante: de como é possível servir melhor a população do Estado do Pará. O melhor lugar para se fazer isso é no setor público. O exemplo tem esse condão de contagiar as pessoas para a construção de uma sociedade melhor”, afirmou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário