A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 11 de março de 2015

ENCONTRO MARCA 25 ANOS DA CUSTÓDIA FRANCISCANA NA AMAZÔNIA

Para celebrar o jubileu de prata, os frades presentes na Amazônia se reúnem num encontro denominado “Capítulo das EsteirasPara celebrar a data frades da Amazônia se reúnem, de 12 a 15 deste mês, no centro de formação Emaús.

 Para celebrar o jubileu de prata, os frades presentes na Amazônia se reúnem num encontro denominado “Capítulo das Esteiras

Nesta terça-feira, dia 10 de março, a Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia completa 25 anos como entidade autônoma da Ordem dos Frades Menores (OFM). Vinculada a Ordem Franciscana, a Custódia tem sua administração e gestão próprias, daí sua autonomia.

Para celebrar o jubileu de prata, os frades presentes na Amazônia se reúnem num encontro denominado “Capítulo das Esteiras”, de 12 a 15 deste mês, no centro de formação Emaús, em Santarém/PA.

O III Capítulo das Esteiras, que está em sua terceira edição, reúne frades da Custódia São Benedito, franciscanas religiosas que trabalham na Amazônia e lideranças leigas, principalmente aquelas que atuam pastoralmente nas comunidades e paróquias acompanhadas pelos frades franciscanos.

O evento aborda a temática “Justiça, Paz, Missão” e o lema: Vai, restaura minha casa. Pretende refletir a respeito do encontro dos frades com Cristo na Palavra, na pessoa do outro e na criação, animando o chamado profético como consagrados em restaurar o rosto desfigurado da “casa amazônica”.

De acordo com o frade franciscano e pároco das paróquias São Sebastião e Santíssimo Sacramento, frei Gregório Joeright, desde o início do trabalho missionário de Francisco de Assis, os Capítulos eram uma oportunidade para discutir e decidir sobre a vida espiritual, organização da vida em comum e organização da vida apostólica. “A reunião fraterna é uma forma de consolidação do projeto de comunhão de vida consagrada ao seguimento de Jesus”, destaca.

A abertura do III Capítulo das Esteiras acontece na quinta-feira, dia 12, com uma celebração eucarística na igreja São Sebastião, às 19h30. É aberta a todos os cristãos católicos.

O Capítulo das Esteiras

É realizado desde o tempo de São Francisco de Assis. Para ele, os Capítulos eram uma condição fundamental para não perder de vista o espírito e o carisma franciscanos. Quando a Fraternidade tinha atingido o número de oito frades, Francisco os reuniu e lhes falou muitas coisas do Reino de Deus, da conversão pessoal, da abnegação de si mesmo, depois os separou dois a dois e os enviou para os quatro cantos do mundo, para que anunciassem a paz e a penitência.

Atualmente, a Custódia São Benedito está presente em Santarém, Jacareacanga, Itaituba, Óbidos, Monte Alegre, Belém, em Manaus (AM) e em Boa Vista (RR).


 Fonte: RG 15/O Impacto e Pascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário