A MELHOR INFORMAÇÃO

sábado, 11 de junho de 2016

10 MOTIVOS PARA ACREDITAR NO POTENCIAL DE CRESCIMENTO DE NOVO PROGRESSO QUE NOS ENCHE DE ESPERANÇAS

Dez principais motivos para acreditar no futuro de Novo Progresso,PA:

01 – Décimo maior rebanho bovino do Brasil, entre os mais de 5.500 municípios do pais. O município de Novo Progresso, localizado na região sudoeste do Pará, tem uma superfície de 38.162 km² o que equivale a 85% da superfície da Dinamarca. Tem uma população oficial de 25.000 pessoas, mas é nítido que esse número é absurdo e errado pois só eleitores o município tem registrado hoje mais de 20.000 pessoas.

Possui o décimo maior rebanho do Brasil, que é quase 01 milhão e quinhentas mil de cabeças, sendo 3 vezes maior do que o rebanho da Macedônia. As pastagens ocupam uma área de 400.000 hectares, com uma lotação média de 1,9 cabeça de boi por hectare.

02 – Elevadíssimo potencial agrícola, atualmente o cultivo esta em fase de implantação, mesmo assim, segundo último levantamento oficial, Novo Progresso já tinha: 12.047 Hectares de área ocupada com culturas agrícolas; 1.800 Hectares de área ocupada com plantio de arroz; 350 Hectares de área ocupada com plantio de feijão; 120 Hectares de área ocupada com plantio de café; 9.777 Hectares de área ocupada com outros tipos de plantio. Os primeiros grandes investimentos na agricultura mecanizada, com construção de grandes silos de secagem e armazenamento animaram o setor nos últimos anos.

03 - A atividade florestal já foi o esteio da economia, hoje em dia divide a importância na economia com outros setores, mas mantém sua importância, principalmente da exportação de produtos manufaturados de madeiras de lei, tais como Ipê, Jatobá e Cumaru. O município abriga em seu território, pelo menos 35 grandes empresas ligadas ao setor(serrarias e marcenarias para fabricação de móveis, carrocerias e outros), além de outras 20 de pequeno porte, que em certa época geravam uma soma de 4.650 empregos diretos e outros tantos indiretos, atualmente empregam menos mais mantém como fonte de emprego e renda no município. O setor aguarda para um futuro a médio prazo o início da exploração no sistema de concessão a Flona do Jamanxim, quase integralmente situada em seu território.

04 – A construção um complexo de sete hidrelétricas na região. Três no rio Tapajós, duas delas ligadas diretamente a Itaituba, e quatro no seu afluente Jamanxim. Na rasteira dos empreendimentos que chegam ao médio Tapajós e Rio Jamanxim, o governo federal e as prefeituras vem traçando planos para buscar orientar o crescimento da região. o Plano Plurianual Territorial Participativo da região do Tapajós. O plano foi elaborado junto ao consórcio de municípios que, além de Itaituba, inclui as cidades de Novo Progresso, Jacareacanga, Rurópolis, Trairão e Aveiro. São previstos investimentos de R$ 1,9 bilhão até 2017 na região, em setores que vão da infraestrutura, cultura e turismo, à saúde e educação. Agora é hora de prôpor ações ações de compensação mais afinadas com a realidade do município de Novo Progresso.

05 – Pavimentação da BR-163 e Localização privilegiadas tendem a ajudar no desenvolvimento de Novo Progresso,PA. A distância perfeita de Itaituba, com a construção de estações de transbordo e Miritituba (que recebem os grãos de soja e milho para enviá-los aos portos em balsas), é em Novo Progresso que as maiores empresas de transporte dessas cargas estão instalando-se, agregando centenas de empregos e renda ao comércio local.

06 - O ouro continua sendo forte fonte econômica que movimenta Novo Progresso. Ainda pesa no Produto Interno Bruto da cidade e é importante fonte de emprego e renda no comércio. A Atividade manual está em queda brusca, agora o garimpo com máquinas mais pesadas como PCs e Tratores aqueceu o setor na cidade. Outra tendência na região com afetação direta e indireta ao município é a exploração em larga escala pelas grandes mineradoras,como a inglesa Serabi Gold, as canadenses Eldorado Corp, Magellan Minerals, Mineração Regent, e a americana Brazilian Resources.

07 - O potencial do turismo em Novo Progresso é enorme, é uma atividade de serviços que a medida que vai se desenvolvendo, torna-se responsável pela satisfação de necessidades múltiplas dos cidadãos, ao passo que gera emprego e renda.Poucos municípios do Brasil possuem tantas belezas naturais a serem exploradas, para lazer, férias ou pesca. É um setor chamado de gigante adormecido pelas pessoas da área.

08 -. Com minas gigantescas de granito e ainda completamente inexploradas, que por sinal, é um dos melhores do planeta, Novo Progresso tem condições de extração continua por mais de novecentos anos. Gerando muitos empregos e renda para o município e o estado. A burocracia e as leis ambientais não permitem a exploração, guardando riquezas incalculáveis no fundo da terra. Mas isso tende a mudar, por exemplo, o governo apresentou em 2007 em Brasília zoneamento ecológico-econômico da BR-163, entre as conclusões do estudo a serem relatadas pelo coordenador na Embrapa,aparece sugestões como a proposta de exploração do granito ornamental na região do município de Novo Progresso.

09 – Clima - O clima é o típico quente e úmido bastante ventilado. A temperatura é sempre agradável com média anual de 23 graus centígrados, chegando muitas vezes a 30 ou 31 graus centígrados. A temperatura mínima fica em torne de 18 graus.

10 – Perspectiva de melhoras na infra estrutura da saúde, saneamento, transportes e educação. O hospital municipal será ampliado em mais 60 leitos, a rede de esgoto que contemplará a maior parte dos bairros esta em andamento, o aeroporto aguarda tramites burocráticos, a obra da escola técnica ta parada aguardando reinício,ou seja, nosso município sofre com a burocracia e demora dos políticos de todas esferas de governo, mas já temos praticamente todos nossos professores formados, maioria das escolas climatizadas, aguardamos a implantação nos próximos dois anos de várias universidades.


Por Édio Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário