A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 21 de junho de 2016

ENTREVISTA COM SRA. MARIA LUIZA, GERENTE EXECUTIVA DO IBAMA EM NOVO PROGRESSO.

Resumo da conversa formal entre os repórteres das Rádio Comunitária Cultura FM – 87.9, José Barros e Denis MAcedo com a Gerente Executiva do IBAMA em Novo Progresso, Maria Luiza, nesta segunda-feira(20/06) de manhã, na sede do órgão no bairro Bela Vista, confira:

Repórter: - Que tipo de fiscalização era essa que era feita por ocasião do sinistro do Sargento da PM recentemente?

Maria Luiza: - O nome da operação é “Onda Verde”, como foco nos crimes ambientais, a Flona Jamanxim vem sendo alvo de grandes desmatamentos. Achamos um desmatamento ali de 3.000 hectares... Existe uma problemática gigantesca na flona com muita retirada ilegal de madeiras e garimpos ilegais, estamos a algumas semanas intensificando a fiscalização devido a constatação via satélite do aumento do desmatamento no local. Há muito ouro sendo retirado de forma ilegal, muita madeira sendo tirada por madeireiras ilegais.

Repórter: - Como o IBAMA pretende identificar quem são os garimpeiros, madeireiros e moradores?

Maria Luiza: - Com sistemas de tecnologia que dispomos e através de serviço de inteligência e investigação. Geralmente quem esta fazendo algo ilegal toma atitudes suspeitas, correm, escondem-se, especialmente em garimpos, onde ficam em condições praticamente insalubres, problemas de direitos trabalhistas. Só será punido quem tiver exercendo atividade de forma ilegal. Quem tiver dentro da lei não é alvo da nossa operação.

Repórter: O desfecho da recente operação que resultou na morte do PM, pode atrapalhar negociações com governo para redefinição da Flona.

Maria Luiza: - Ao contrário, o IBAMA e os órgãos federais querem que as pessoas trabalhem na legalidade. Não existe “caça as bruxas” estamos fazendo o nosso papel de órgão fiscalizador, procurando fazer com total seriedade.

Repórter: Houve uma negociação com ICMBio para deixar passar os garimpeiros dentro da legalidade passar com seus mantimentos, essa negociação está valendo ainda?

Maria Luiza: - Com relação ao ICMBio, eles que tem que se pronunciar. Eu aqui sou uma agente da lei, viemos aqui fazer fiscalização e garantir que se cumpram as normas. Quem faz essas normas são deputados e senadores. Ao executivo cabe cumprir as normas instituídas. Onde houver ilegalidade não existe negociação a ser feita com o governo.Com relação ao IBAMA estamos aqui para garantir que haja cumprimento da legislação ambiental.

Repórter: - Com relação a 02 prisões que teriam acontecido hoje dia 20/06?
Maria Luiza: - O trabalho policial esta sendo feito, haverá ações, investigação e abertura de inquérito, inclusive por todos os órgãos competentes cada um tomando as ações que lhe couberem. Com relação a prisões, essas informações devem ser colhidas com autoridade policial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário