A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 13 de junho de 2016

PRÉ-CANDIDATURAS MOBILIZAM PARTIDOS NA DISPUTA PARA PREFEITO DE NOVO PROGRESSO.



Apuramos que ao menos 08 nomes são cogitados para as eleições 2016.

A corrida eleitoral em Novo Progresso,PA levanta ao menos 08 nomes de pré-candidatos a prefeito e vice nos diretórios municipais dos partidos. Tenho informações de fonte confiável, que a partir da próxima semana, duas pesquisas de opinião estarão sendo feitas no município. Não temos a informação se serão registradas e divulgadas, tomara que sim, mas independente disso é óbvio que elas podem definir os rumos das eventuais pré-candidaturas. Assim esperamos porque diferente de eleições anteriores tudo anda muito indefinido, mas alistamos abaixo algumas situações de conhecimento público, algumas conjecturas, opiniões nossa sobre respostas que nos foram ditas a indagações sobre as eleições 2016 em Novo Progresso.

Apurou-se nos últimos dias que o PSC, PTB, PDT, PSB, PSDB, PMDB, DEM e PROS confirmam ou cogitam representantes para as eleições, que acontecem em primeiro turno em 2 de outubro e também definirão os novos vereadores a partir de 2017.

Temos já encerradas as fases de filiações e desfiliações partidárias,os partidos tiveram até 14 de abril para enviar a relação completa dos correligionários. Ou seja, os “times” já estão definidos para a disputa, mas muita coisa ainda esta a ser resolvida em Novo Progresso.

Segundo o cronograma da Justiça Eleitoral, as convenções para definição dos candidatos deve acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto. Dez dias depois, encerra-se o prazo para a apresentação das candidaturas e inicia-se, no dia 16, o período de campanha eleitoral.

A expectativa dos pré-candidatos e filiados envolvidos diretamente na disputa que se aproxima, são as possíveis coligações entre os partidos para definirem as estratégias da disputa. Isso vale tanto para prefeito(a) como os eventuais candidatos a vereador(a)

PDT
O ex-vereador Adécio Piran e o pecuarista José Sebold, são o nome mais cogitado por seu partido para disputar as eleições a prefeito em Novo Progresso, mas alega que a questão ainda está sendo discutida. José Sebold chegou a lançar sua pré-candidatura a prefeito, nos últimos dias arrefeceu, mas os motivos não são de conhecimento público, tornaram-se questões internas.

PSB
O professor Gilberto dos Santos, ex-secretário de Educação no mandato de Madalena deixou o PSDB para filiar-se ao PSB há alguns meses - confirma ser o pré-candidato do partido na próxima disputa pela Prefeitura. O nome dele é apontado como possível vice do PSDB, no entanto, ainda não foi definido, assim como a formatação da coligação, que envolve discussões com siglas como PMDB, PDT e DEM, históricos aliados em Novo Progresso, mas esse ano as conversas não estão fluindo como nos pleitos anteriores e o grupo pode esfacelar.

PTB
O empresário Edson Santarém confirma-se como pré-candidato a prefeito de Novo Progresso.

Segundo ele, O vice ainda não foi oficialmente confirmado, assim como a chapa. A idéia é ser a alternativa correndo por fora com chances, caso polarize-se uma disputa envolvendo PMDB,PSDB e PSC.

PSDB
Uma das lieranças do PSDB em Novo Progresso, ex-prefeito Juscelino Alves, confirma que a ex-prefeita Madalena é pré-candidato do partido para as próximas eleições municipais. No entanto, o nome a disputar como vice ainda não foi definido. Partidos como DEM, PSB e PMDB são sondados para compor a coligação. Muitos filiados do partido no entanto, tentam esconder a preocupação com a situação jurídica eleitoral da pré-candidata que pode não conseguir registrar sua candidatura devido a processo relacionado a prestação de contas da eleição 2012. Todos do meio político aguardam com curiosidade uma definição sobre esse tema,porque pode mudar todos os rumos da disputa, por ser uma candidatura forte. Se não conseguir ser candidatura a expectativa é que possa servir de “fiel da balança” em outubro caso apóie alguém.

PROS
O vereador Nego do Bento confirmou que também é pré-candidato a prefeito por sua legenda, mas apenas para fazer o politicamente correto. As definições sobre a chapa serão oficializadas durante as convenções, segundo ele. Filiados acham que o rumo será Nego do Bento concorrer a reeleição na Câmara e fechar apoio com outro pré-candidato, PMDB e PSC, de acordo com ele, fazem parte das principais discussões e da elaboração de propostas, mas não está fechado a conversas com nenhum dos outros.

PMDB
Presidente do partido, o primeiro prefeito de Novo Progresso Neri Prazeres, confirma ser um dos pré-candidatos da sigla para a corrida eleitoral 2016. Não há, no entanto, definição sobre isso, pois dentro do partido tem outros nomes como o do recém filiado Gelson Dil, que pode ser uma outra opção.

Conversas com o PSDB e PSC segundo certa fonte, estão em andamento para uma possível aliança. Muitos filiados do PMDB pressionam o presidente ao partido lançar um posicionamento público o mais rápido possível, fato que na prática só deve mesmo ocorrer mais próximo das convenções.

DEM
A ex-vereadora e secretaria de Governo na gestão Madalena, também confirma-se como pré-candidata a prefeita de Novo Progresso pelo DEM. Apuramos que dentro do partido ela é praticamente uma unanimidade. Segundo ela, O vice ainda não foi confirmado, assim como a chapa. Semelhante ao PTB, a idéia é colocar-se como a opção correndo por fora com chances, caso polarize-se uma disputa envolvendo PMDB,PSDB e PSC

PSC
Antigo filiado do PT, tornou-se a convite do vice-governador Zequinha Marinho, presidente do partido. O atual prefeito Ubiraci Soares Macarrão, confirma ser um dos pré-candidatos da sigla para a corrida eleitoral 2016. Ali tudo parece estar encaminhado dentro da sigla, no entanto, o uma outra opção. Vice depende de “gastar muita saliva” em conversas com o PSDB, PMDB, DEM,PROS, PDT ou mesmo um dos outros partidos que não estão cogitando candidaturas, segundo certa fonte, estão prestes a abrir várias frentes de conversas para uma possível aliança.



Texto: ÉDIO ROSA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário