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sábado, 25 de junho de 2016

AÇÕES DOS MINISTROS HELDER BARBALHO E QUINTELA PODEM FAVORECER DESENVOLVIMENTO DE NOVO PROGRESSO

Os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e de Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, participaram nesta sexta-feira, 24, de um encontro na Cedes da Câmara dos Deputados, em Santarém.

Absolutamente do interesse de eventuais investidores em Novo Progresso,o Cedes promove discussões sobre aumento de investimentos no Arco Norte –Portos de Santarém e Vila do Conde,PA; Itaqui,MA e Salvador,BA. Os estudos abrangem as áreas de planejamento e política de transportes, integração intermodal, logística e licenciamento, dentre outras.

Durante o encontro, o ministro Helder Barbalho revelou que o Arco Norte é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. “O Arco Norte é fundamental para o desenvolvimento do nosso País. Está comprovado que a exportação da soja gera renda para a nação. A questão do transporte pelo corredor da BR-163 vai diminuir os custos de transporte desde o local da produção de grãos, até os portos do Pará, como Santarém”, disse o ministro.

De olho nesse tipo de notícia, eventuais investidores na região de Novo Progresso, não tem mais dúvida que o município será o “ponto de impacto da BR 163”.

O momento político atual é favorável, com a entrada de Barbalho no Ministério da Integração Nacional, Quintela nos Transportes, Portos e Aviação Civil e Blairo Maggi na Agricultura(Que não estava em Santarém mas tem discurso alinhado com seus colegas de ministério quando aao assunto), os discursos durante esse encontro nesta sexta-feira(24/06) em Santarém deixou evidente que podemos renovar a expectativa da conclusão da pavimentação da BR 163, além de outras obras de infra-estrutura cruciais para o desenvolvimento da região, como o aeroporto de Novo Progresso e a ferrovia paralela a BR 163.

Os ministros do novo governo Temer estão certos, afinal os números não mentem: As exportações de soja e milho pelos portos do Arco Norte, na qual a via BR 163 tem papel cricial, cresceram quase 54% em 2015 em relação aos anos anteriores.Terminais embarcaram 20 milhões de toneladas dos grãos no ano passado, contra 13 milhões de t de 2014.

Rotas como a BR 163, mais próximas do maior centro produtor agropecuário baixaram os custos do transporte. Globalmente falando os portos do norte ficam milhares de milhas marítimas mais próximas dos estados unidos e Europa que os portos do sul. Com isso, dentro deste contexto, Novo Progresso localizado em ponto estratégico da rodovia já está sendo escolhido como local ideal pelas gigantes empresas de transportes para estabelecer suas garagens.

Clima político favorável; Ministros do governo interessados em concluir a obra da BR 163 e outras obras de infra-estruturas; localização estratégica da cidade, é hora do progressense respirar fundo e acreditar, realmente temos todos ingredientes para crescer.


Por: Édio Rosa, via repórter Manoel Cardoso(Santarém)

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