A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A DESVALORIZAÇÃO DA IMPRENSA SANTARENA

Bom dia leitores

O post de hoje, 1º de outubro, é sobre um assunto bastante discutido internamente pelos profissionais de comunicação social – jornalismo e publicidade- de Santarém, a desvalorização da imprensa local (em outros lugares isso pode até ocorrer, mas vou escrever apenas do que vivo e presencio diariamente).

É lamentável que uma profissão que exigi tanto daqueles que trabalham nela, a criatividade - pra escrever, argumentar e fotografar - sendo a principal, seja vista com tanto desdém. Mais triste ainda, é passar quatro anos no banco de uma Instituição de ensino superior privada, investido em um sonho que se concretiza numa realizada não esperada.

Não digo isso somente por conta das empresas de comunicação de Santarém – jornais, sites, Tv’s, revistas, nem se fala, que pagam miseravelmente mal aos seus funcionários (jornalistas formados recebendo um salário mínimo, isso pode?). Refiro-me também a algumas empresas que promovem eventos locais que chegam a oferecer apenas cortesias ou convites em troca de divulgação. Porque em muitos casos, se o profissional não divulga, ele é proibido de entrar no evento :O.

Porém, isso não ocorre apenas porque elas (as empresas) assim querem, mas porque os ‘profissionais’ aceitam trabalhar – que pra mim é se escravizar – nessas condições, muitas vezes desumanas e sem garantias de nada, NADA.

Há muitas reclamações, mas nada se faz para que essa realidade mude, evolua e se transforme. Nada vai mudar, enquanto a categoria se permitir tais condições. E isso acaba por prejudicar os profissionais que não se contentam com isso, porque deixam de trabalhar por conta de que alguém que fez/faz/fará o serviço mais barato, e às vezes até de graça, como uma empresária falou a um amigo fotógrafo, outro dia (ela achou caro o serviço dele). Infelizmente quem perde é a população que recebe informações muitas vezes distorcidas, textos mal feitos e jornais pessimamente produzidos em suas residências. Não generalizo, tem ótimos trabalhos também, mais digo que o amor a profissão e ao seu nome são as motivações maiores desses profissionais.

Mas como diz um dos meus professores, isso é questão cultural, e infelizmente vai demorar um pouco - muito- pra mudar essa realidade projetada. E se mudar, espero estar viva pra vê.


Enquanto isso, trabalho pra mim aqui no blog.

Beijos, Bruna Jaqueline

Por: Bruna Jaqueline


http://www.blogdabrunajaqueline.com/2014/10/a-desvalorizacao-da-imprensa-santarena.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+BrunaJaqueline+%28Bruna+Jaqueline%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário