A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

GARIMPEIROS QUEREM ACORDO COM A EMPRESA OURO ROXO

Extraído do Portal Buré

Reunião dos Garimpeiros no Garimpo Ouro Roxo

A comunidade São José, é uma comunidade que fica quase 60 km do município de Jacareacanga, com aproximadamente 100 famílias, é rica em fauna e flora fica situada às margens direita do rico Pacu, existe deste a década de 90, sua atividade econômica é o garimpo, tendo como potencial o ouro, foi reconhecido como a comunidade garimpeira por atrair muitos emigrantes de todas as partes do Brasil, atraindo também grandes mineradoras nacionais e multinacionais, de lá pra cá, o foco econômico do município de Jacareacanga através dos pequenos garimpeiros que atualmente investe sua produção nas compra de mercadorias gerando empregos diretos e indiretamente aquecendo a economia e o desenvolvimento do município de Jacareacanga crescer ainda mais.


No inicio de 2007 os garimpeiros se travou uma batalha incansável com as mineradoras de grandes portes na região na procura de produção e extração do OURO, em 2010 de acordo com os moradores locais, São José foi visto como uma comunidade de grandes oportunidades e virou para o município de Jacareacanga uma das principais fontes econômica. Houve varias reuniões para questões de melhorias para os garimpeiros e garantir os direitos na estabilidade financeiros de todas as famílias de cada garimpeiro, ate então chegar ao acordo nas melhores condições junto com as empresas que disputam uma permanência no garimpo, hoje as mineradoras que atuam e reside no local como: a empresa OURO ROXO. Que por sinal investiu muito “empregos”.


Reconhecem os moradores, porém querem suas atividades ativas e reconhecidas, ”ainda nós dependemos do garimpo” disse um morador da comunidade. Neste mês de outubro de 2014 mais uma vez houve uma reunião, com a classe garimpeira da Comunidade de São José com participação dos comerciantes e moradores gerais, realizada no dia 19, ás 11 horas, desta vez com a presença do Ministério Publico, e na oportunidade estavam os representantes do Poder Executivo e Poder Legislativo, e doutor João Alves (advogado), foram ouvir os garimpeiros e moradores que mora na comunidade, as suas reivindicações e propostas pelos os garimpeiros daquela região.


Como os garimpeiros da Pimenteira e Paxiuba, no momento o representante da empresa OURO ROXO não se compareceu na reunião e nem emitiu alguma nota justificando sua ausência.



Por Walter Azevedo Tertulino às quarta-feira, outubro 22, 2014  

Nenhum comentário:

Postar um comentário