A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE COMEMORA DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E ENDEMIAS


O dia do Agente Comunitário de Saúde e do Agente Comunitário de Endemias foi comemorado em Novo Progresso na manhã de sexta-feira, 10 de outubro no auditório da COMINPRO, como forma de homenagear os profissionais que atuam de forma fundamental e indispensável nas ações do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas ações de Vigilância Ambiental e Epidemiológica.


O Dia do ACS foi instituído pela Lei Nº 1.580, de 12 de setembro de 2011, e o Dia do Agente de Endemias pela Lei Nº 1.673 de 14 de maio de 2012.

Os ACS´s estão inseridos no programa Estratégia Saúde da Família (ESF), que integra o modelo assistencial da Atenção Primária, porta de entrada no que se refere ao atendimento nos serviços de saúde.

Os Agentes de Endemias integram as ações do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica, atuando em parceria com os ACS’s na ESF (Estratégia Saúde da Família) e no trabalho de campo no combate a doenças como dengue e malária.

  Assim como os Agentes Comunitários de Saúde, os Agentes de Endemias realizam visitas às residências atuando nas ações de Educação em Saúde e conscientizando a população sobre as formas de prevenção às doenças.

Durante a confraternização foram realizadas diversas homenagens, Claudino Stofel, agente de saúde comunitário experiente do município parabenizou os colegas de trabalho e pediu que cada um, valorizasse cada vez mais seu próprio trabalho. A coordenadora da atenção básica Neri Maciel também prestou sua homenagem confirmando a necessidade de que cada agente valorize seu trabalho, uma vez que eles são os primeiros contatos da população com o sistema de saúde.

O encontro serviu também para traçar algumas metas para o mês e para esclarecimentos sobre questões voltadas para a categoria. Eliomar Pereira Coordenador de Epidemiologia palestrou sobre a meningite orientando os agentes sobre como esclarecer dúvidas da população. Câncer de mama e exames preventivos de câncer do colo uterino também foram temas abordados durante a manhã de sexta-feira.

Diversos brindes foram sorteados para os agentes, que encerraram as comemorações com um saboroso almoço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário