A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

GRUPO SEM-TETO INVADE ÁREA COM MULTA DE EMBARGO EM NOVO PROGRESSO E LUTAM POR MORADIA GRUPO SEM-TETO INVADE ÁREA COM MULTA DE EMBARGO PELO IBAMA EM NOVO PROGRESSO


DSC_0329A ocupação começou há alguns  dias, depois atrás após descobrirem que a área estava embragada pelo IBAMA

A invasão foi feita por moradores que já haviam ocupado uma área no tom da alegria e foram retirados pelo proprietário como o  programa federal Minha Casa Minha Vida, não funciona no município.


O grupo sem-teto, formado por mais de 500 famílias, afirma que tentou regularizar uma invasão e até agora foi impedida.


Os integrantes do movimento disse  que já dura mais de 15 dias invadiram uma área na estrada que da acesso ao rio jamaxim próximo a área de madeireira, o proprietário é o empresario Neri Prazeres sendo segundo uma areá da família prazeres herança deixada pelo tão saudoso Orival Prazeres que faleceu algum tempo atrás.


A gente está há quase 20 dias aqui tentando negociar, nós queríamos apenas uma parte pra assentar uma parte desse povo aqui tem quase 50 equitare, estamos respeitando a lei mais até agora foi tudo em vão. Ocupamos aqui, porque é   uma área embragada se for para doar para prefeitura que entreguem para nós , queremos apenas terreno aqui ou em outro local uma forma de nos proporcionar uma habitação, uma moradia digna para a gente morar. Não queremos exatamente aqui, qualquer outro local em Novo Progresso, porque todos moram aqui e pagam aluguel estamos cansados por isso resolvemos entrar nessa areá.

A ocupação começou há 20 dias, depois da reintegração de posse do loteamento do bairro tom da alegria. Antes que o despejo fosse feito, as famílias começaram a se alojar em barracas, no terreno ádo assentamento, que fica ao lado desta are . A área esta embragada pelo meio ambiente e multada estamos aquiu com esperança de dias melhores para essa classe sofrida de Novo Progresso.


De acordo com os sem tetos , mais de 700 famílias fazem parte do movimento em prol de moradia estamos abrindo um cadastro esse cadastro vai passar por uma levantamento nós não iremos beneficiar quem já tem casa é só quem mora de aluguel. Uma contenção está sendo feita para tentar impedir as invasões.


O funcionário  publico que era assessor  e mão direita  do governo  municipal que iniciou o incentivo foi exonerado do cargo, o senhor Donizete  por optar em fazer parte do movimento e hoje ocupa o cargo de um dos cabeça do grupo de sem tetos, segundo ele vai lutar até melhorar a vida deste povo tão sofrido.


Em comversa  com assessoria de imprensa da prefeitura municipal  que informou a nossa reportagem que por não ser uma areá publica a prefeitura não poderá interferir nem dar uma posição nem contra e nem a favor a disputa é entre sem tetos e proprietário


DSC_0317Na verdade, é um movimento que está ocorrendo em toda a região do Brasil, a gente tem informações que mais famílias estão na mesma situação no nosso município, e o município não precisa fazer uma politica de habitação urgente  para essas famílias .


Tentamos contato com o proprietário conseguimos pelas redes sociais ele falou que já entrou na justiça para pedir a reintegração de posse  que esta embargado e multado porque alguen colocou fogo no pasto e o órgão IBAMA aplicou a multa de embargo o empresario Neri Prazeres falou que esta área esta em inventario da família e que vai lutar na justiça pelos seus direitos.


Por: Edson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário