A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

EMATER LANÇA EM SANTARÉM AGRIFAL E FLOR TAPAJÓS 2014

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Tapajós (Emater), lança nesta quinta-feira, 02, de outubro, em Santarém, oeste paraense, a Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal) e o Flor Tapajós. As Feiras que estão respectivamente nas suas terceira e segunda edições, são a oportunidade de exposição e comercialização da produção familiar paraense. Em 2013 a Agrifal que aconteceu na capital Belém reuniu mais de 28 mil visitantes e registrou um montante de 2,7 milhões em vendas e negócios.


Pela primeira vez a Agrifal, acontece fora da capital do Pará, com o objetivo de oportunizar uma maior participação de agricultores do interior do Estado e a apresentação de suas produções. Em Santarém e região o extrativismo e a fruticultura tem grande destaque. Santarém registra a maior produtividade de acerola por pé no Brasil. A região também registra a maior produção de limão Taiti no Pará. O município de Monte Alegre produz anualmente 51 mil toneladas da cultura, respondendo por 70% da renda dos agricultores familiares locais.


Este ano o Flor Tapajós, evento criado pela Emater para demonstrar o potencial floral de Santarém, vai expor e comercializar a produção de 40 floricultores, com destaque para a produção das flores tropicais heliconias e alpineas. Segundo dados da Emater, só nos últimos dois anos a produção floral em Santarém cresceu em 100% e a comercialização dessa produção garante renda média mensal de R$ 1.500,00 por floricultor.


A Agrifal e o Flor Tapajós são classificadas como feiras multifuncionais uma vez que permite diferentes aprendizados tanto por meio da exposição e da comercialização, quanto por meio da demonstração de diversas práticas da produção agrícola familiar, capacitações e incentivo a cultura. As Feiras vão reunir em Santarém de 27 a 30 de novembro, as produções de 30 municípios paraenses, divididos em 76 estandes apresentando uma variedade superior a mil produtos agrícolas.


O lançamento da Agrifal e do Flor Tapajós que acontece no auditório da Universidade Federal do Pará (Ufopa-Campus Tapajós), as 17h, vai reunir parceiros como a prefeitura de Santarém, técnicos e agricultores familiares do oeste paraense.


Fonte: Ascom/Emater/Iolanda Lopes

Por: Marcos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário