A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 15 de julho de 2014

DIA DO HOMEM É COMEMORADO HOJE

Sespa oferecerá diversos serviços voltados à saúde masculina

Em alusão do Dia Nacional do Homem, celebrado hoje, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Secretaria Municipal de Saúde de Belém oferecerão serviços voltados à saúde masculina no Shopping Pátio Belém, no bairro de Batista Campos, das 10 às 22 horas. O objetivo é alertar essa população sobre cuidados que os homens devem ter com sua saúde.

Vacinação, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos para detecção das hepatites virais dos tipos B e C estarão entre os serviços que estarão disponíveis ao cidadão que for visitar a ação realizada pelas duas secretarias, cujos técnicos estarão a postos na praça do primeiro piso e nas proximidades de uma agência bancária localizada no terceiro pavimento.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que, do total de pessoas entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são do sexo masculino. Já de acordo com o IBGE, os homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres. Para amenizar tal situação é que desde 2009, por meio da criação da Política Nacional de Saúde do Homem, as secretarias municipais e estaduais de Saúde estão adotando estratégias de fazer com que homens se tornem inseridos na atenção básica, a título de prevenção para complicações que podem comprometer a qualidade de vida.

No Pará, as principais causas de internação masculina são por fraturas, acidente de trânsito, brigas, contusões e acidente de trabalho. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a maioria dos homens só busca o serviço de saúde após fortes dores ou quando levados pela companheira.

Em território paraense, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer no sexo masculino e o grande vilão de todas as neoplasias malignas no Pará, superando os cânceres de mama feminina e de útero. Segundo projeções do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para 2014 é que ocorram 1.000 novos casos da doença.

De 2000 a agosto de 2013 foram atendidos no hospital Ophir Loyola, referência no tratamento de câncer no Pará, os seguintes casos entre os homens. Os três principais foram câncer de próstata (2.553), câncer de estômago (2.192) e câncer nos brônquios e pulmões (1.021).

O Liberal Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário