A MELHOR INFORMAÇÃO

sábado, 4 de outubro de 2014

CNBB já recebeu mais de 400 denúncias de crimes eleitorais

lrmã Henriqueta diz que cidadão quer eleição limpaO recrutamento de voluntários do Disque Denúncia vai até hoje e já registrou, até ontem, mais de 400 denúncias de todo Pará.

O recrutamento de voluntários do Disque Denúncia vai até hoje e já registrou, até ontem, mais de 400 denúncias de todo Pará. O prédio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Belém (CNBB) conta com 20 voluntários atendendo as denúncias e encaminhando-as ao Ministério Público Federal (MPF). Para as eleições de amanhã o trabalho será incessante na sede da CNBB, com plantão de atendimento 24 horas. 
A secretária Executiva da Comissão Justiça e Paz, da CNBB, irmã Henriqueta Cavalcante acredita que a participação do voluntariado para o exercício de uma eleição o mais limpa possível. “É gratificante ver a participação dos cidadãos querendo ser voluntárias, mas no momento, infelizmente, nós não estamos mais precisando de tantas pessoas porque já temos um bom número de voluntários atuando neste serviço, que exige seriedade, responsabilidade e transparência, afinal eles têm que atender as denúncias, averiguá-las para saber se elas são legítimas, e só depois  encaminhar o relato para o MPF. Todo trabalho realizado pelos voluntários é coordenado para que as denúncias fundamentadas com provas”, explica Henriqueta. Uma denúncia feita só será aprovada se houver indícios concretos de que um crime eleitoral foi cometido. Sem gravações, sem imagens ou sem vídeos que deixem bem claro que o crime está sendo cometido e quem está envolvido nele, não tem como a denúncia ser levada ao MPF, e de lá, ser encaminhada para as promotorias eleitorais de cada comarca.
FICHA LIMPA
Ao final da eleição, todos os voluntários receberão um certificado de participação no Disque Denúncia. “Esse certificado é muito importante para o voluntário, porque conta pontos importantes no seu currículo, e - mais importante - com essa atividade ele toma conhecimento de leis importantes para a democracia, como a Lei 9.840, a Lei da Ficha Limpa. Muitas vezes o cidadão não tem contato com essas leis. A academia de direito não ensina sobre elas, o conhecimento fica retido”, aponta a Secretária Executiva da Comissão Justiça e Paz, da CNBB. O Disque Denúncia tem recebido ligações de pessoas de outros estados, querendo se informar sobre o trabalho realizado com os voluntários e como instalar o mesmo serviço em seus estados. O objetivo da CNBB é a coleta de assinaturas para ser transformada em lei a reforma política democrática e as eleições limpas.
Para tirar dúvidas, também funcionando o Disque-Eleitor pelo número 0800-0919101, das 8 às 18 horas hoje. Amanhã, das 7 às 18 horas.
Para ler a matéria completa, assine O Liberal Digital!

Nenhum comentário:

Postar um comentário