A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 28 de abril de 2015

O PPA (PLANO PLURIANUAL) FOI REALIZADO EM ITAITUBA, PA

A audiência pública do (PPA) foi realizada em Itaituba nesta terça-feira (28/4) pela manhã, e contou com a participação dos municípios de Aveiro, Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão.

O PPA é uma continuidade do esforço do Estado em conjunto com a sociedade, para reduzir a pobreza e a desigualdade por meio da implantação de programas, projetos e ações que atendam aos anseios da população paraense. O PPA: Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento estratégico governamental de médio prazo. É uma exigência das Constituição Federal art. 165, §1°; e da Constituição Estadual, art. 204, devendo nele constar de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para os programas de duração continuada. O PPA é elaborado no primeiro ano de governo e tem vigência até o primeiro ano do governo subseqüente.

Objetivos: Integrar planejamento, orçamento e gestão, orientando a administração pública estadual para o cumprimento de metas e resultados; Eliminar a improvisação na execução do orçamento público, alocando os recursos disponíveis, preponderantemente, nas atividades e projetos considerados prioritários para o Estado, de acordo com a especificidade de cada Região de Integração; Fortalecer o planejamento regional, considerando as potencialidades e limites de cada região, tornando o PPA um instrumento estratégico efetivo de redução das desigualdades regionais e sociais; Definir com clareza as metas e prioridades da Administração Pública Estadual, conferindo transparência aos objetivos e ações de governo; Possibilitar o monitoramento e a avaliação das ações de governo executadas pela Administração Pública Estadual, fornecendo parâmetros para a mensuração dos resultados dessas ações no cumprimento de suas atribuições, bem como a melhoria dos Programas governamentais.

Audiências Públicas: "É um instrumento do diálogo estabelecido com a sociedade na busca de soluções para as demandas sociais. É um espaço de conversação aberto para a co-construção de soluções para as questões apresentadas pela comunidade. Ela propicia ao particular a troca de informações com o administrador, bem assim o exercício da cidadania e o respeito ao princípio do devido processo legal em sentido substantivo." É para garantir a participação da sociedade no planejamento de ações de governo que vão acontecer Audiências Públicas para todas as Regiões de Integração do estado. Uma maneira simples e prática da população participar das decisões que definem as prioridades estratégicas das ações e dos investimentos estruturantes do estado de maneira a fortalecer as políticas públicas e contribuir para a prática de responsabilidade compartilhada.
 


Fonte: Governo do estado e Junior Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário