A MELHOR INFORMAÇÃO

quinta-feira, 2 de abril de 2015

TRÍDUO PASCAL SE INICIA COM PROCISSÃO


Com velas nas mãos, devotos foram da Sé à Basílica para lembrar de Jesus no Horto


Muitas pessoas participaram ontem à noite da “Procissão da Fuga de Jesus”, que iniciou o Tríduo Pascal. O traslado da Imagem de Nosso Senhor dos Passos se iniciou na Catedral Metropolitana de Belém e foi até a Basílica Santuário de Nazaré. A procissão foi antecedida por uma missa celebrada pelo cura da Sé, padre José Gonçalo, e pelo padre João Paulo Dantas.

A procissão lembra o momento da prisão de Jesus Cristo, no Horto das Oliveiras, onde ele havia se refugiado para rezar, pedindo força para o momento que iria se suceder. A imagem seguiu pela rua Dr. Assis, avenida Tamandaré, rua Gama Abreu, com parada em frente à igreja da Santíssima Trindade. Depois, a caminhada continuou pela Avenida Nazaré até a Basílica. No local, os católicos foram acolhidos e receberam as bençãos do pároco da Basílica. 

Os féis seguiram por aproximadamente três quilômetros de procissão segurando velas. O padre João Paulo Dantas explica que esse trajeto luminoso significa a etapa em que Jesus enfrentou as trevas e saiu vencedor. “A procissão é muito antiga, mas tinha um tempo que ela não ocorria. Há mais de quatro anos ela voltou a ser realizada na Catedral. Representa o desejo dos fiéis em participar desse momento de Cristo, que enfrentou as trevas e saiu vencedor. Nessa Semana Santa a gente vive com o nosso coração, a nossa fé e crer no mistério da vida de Cristo, ele que se entrega para a nossa salvação. Claro que a morte e a ressurreição são os pontos altos desse período, mas os dias que antecedem nos convidam a mergulhar no coração de Jesus. Um coração cheio de luz do amor e disposto a abraçar as trevas para que triunfe a luz. As trevas que o homem luta contra diariamente. No coração de Jesus, nós temos a vitória. Agora nós vamos com as velas que simbolizam a luz na escuridão”, explicou o padre.

A aposentada Leonor Ferreira Gomes, 65 anos, participou da procissão luminosa. “É a primeira vez que acompanho. Eu fiz uma promessa e agora estou aqui para cumprir. Vou acompanhada de outras amigas. Esse é o momento que lembramos quando Cristo se retira em oração no Horto das Oliveiras, onde pede forças ao Pai para enfrentar todo o sofrimento”, comentou.

Hoje haverá a Missa dos Santos Óleos, na Catedral Metropolitana, quando os párocos e demais clérigos levam os óleos a serem utilizados na unção dos enfermos. À tarde e à noite, ocorre a Missa do Lava-pés, que lembra o momento em que Jesus lavou os pés dos apóstolos e, ao mesmo, instituiu a Eucaristia, como forma de permanência junto ao povo de Deus.



O Liberal Digital!

Nenhum comentário:

Postar um comentário