A MELHOR INFORMAÇÃO

sábado, 18 de abril de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO


A Secretaria Municipal de Saúde firmou convenio com a Sespa – Secretaria de Saúde do Pará, trazendo um facilitador para o município para capacitar equipe de atendimento.

No intuito de descentralizar o atendimento e diagnostico a pacientes com HIV, sífilis e Hepatite B e C, todos os profissionais de nível superior devem passar por capacitação, mas enviar essa equipe para a capital torna se inviável, pois os custos seriam exorbitantes, além disso a trafegabilidade durante esse período na região está quase impraticável, por isso a secretaria firmou parceria com a Sespa e trouxe o instrutor para Novo Progresso.

Dentro da 9ª Regional, composta por vinte municípios, somos o primeiro município a conseguir trazer esse curso. Afirmou a Enfermeira Ridielc, responsável pelo CTA.

O facilitador Joilson Soares (Farmaceutico bioquímico) da Sespa, trouxe para o curso inovações na área de diagnostico de doenças sexualmente transmissíveis. O teste rápido de HIV e sífilis e de suma importância, principalmente para as gestantes, pois podem descobrir a doença na fase de pré natal, evitando o contágio dos bebês.

Todos os enfermeiros, médicos e farmacêuticos do município passaram pela capacitação e poderão realizar os testes nas unidades de saúde, encaminhando para o CTA, somente os pacientes já diagnosticados. Afirmou Vera Stenke, secretaria municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário