A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 7 de abril de 2015

TRADIÇÃO CATÓLICA É MANTIDA A FERRO E FOGO NA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO, COM PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS E ADULTOS EM NOVO PROGRESSO.

DSC_9741Tradição Católica é mantida a ferro e fogo na Sexta-Feira da Paixão, com participação dos jovens e adultos em Novo Progresso Tradição Católica é mantida a ferro e fogo na Sexta-Feira da Paixão, com participação dos jovens e adultos em Novo Progresso Tradição Católica é mantida a ferro e fogo na Sexta-Feira da Paixão, com participação dos jovens e adultos em Novo Progresso Tradição Católica é mantida a ferro e fogo na Sexta-Feira da Paixão, com participação dos jovens e adultos em Novo Progresso Tradição Católica é mantida a ferro e fogo na Sexta-Feira da Paixão, com participação dos jovens e adultos em Novo Progresso.

DSC_9700Grupo teatral formado por jovens católicos comandou a procissão em Novo Progresso.

Crucificação emociona milhares de pessoas na Paixão de Cristo em Novo Progresso.

Nesta Sexta-Feira (3), a reportagem do Jornal Folha do Progresso acompanhou parte da liturgia da Adoração ao Senhor Morto, na Igreja Matriz da Paróquia Santa Luzia, praticamente lotada, o público era composto por adultos , idosos e jovens.

Para os cristãos, a adoração é um momento de relembrar a ‘via sacra’ de Jesus Cristo em Jerusalém, quando foi crucificado, conforme descrito nas Sagradas Escrituras do Evangelho – Matheus, Marcos, Lucas e João. A Sexta-Feira da Paixão antecede o Domingo de Páscoa e é a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.DSC_9678-640x330

Pela fé cristã, a ressurreição de Jesus Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte.

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte venere o crucifixo de joelhos. Não existe celebração da missa, mas há lugar no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia.

Novo Progresso

DSC_9678-640x330A encenação da Paixão de Cristo em Novo Progresso percorreu as ruas da cidade com encenação teatral, pelo grupo da paróquia Santa Luzia em companhia do Padre José Carlos, retratou os principais momentos da vida de Jesus.

O espetáculo atraiu católicos do município, neste ano teve a participação das comunidades interioranas, que marcaram presença maciça na sexta-feira de paixão, para acompanhar a procissão e a liturgia  de adoração do Senhor Morto, católicos mantiveram firmes na fé em Novo Progresso.




Por: Redação Jornal Folha do Progresso – Fotos: Edson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário