Uma equipe de técnicos da Diretoria de
Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT) esteve em Santarém na manhã desta quarta-feira (08)
visitando o trecho da BR 163, proposto no projeto de adequação e alargamento do
órgão federal. Pelo DNIT estiveram presentes os analistas Thiago Ferreira, Ana
Maria Soares e Desidério Torres. Pela Prefeitura acompanharam a visita, os
secretários Edilson Pimentel (SEMINFRA), Nélio Aguiar (Planejamento) e
coordenador de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Dilson Quaresma.
Os técnicos chegaram a Santarém, na
terça-feira (07), e participaram de reunião com o prefeito Alexandre Von. A
visita atende a uma solicitação feita pelo prefeito, no mês de março desse ano,
durante reunião com o diretor interino do DNIT, Adailton Cardoso Dias. O
projeto destina-se a adequação da Rodovia de maneira a atender os Municípios de
Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.
Os técnicos apresentaram um projeto no
primeiro trecho de 12 km entre o Porto de Santarém e a comunidade de Cipoal. O
Município de Santarém defende que esse projeto tenha uma sequência para atender
Belterra e Mojuí dos Campos, até o km 37.
“Pontuamos os gargalos que precisam ser
transpostos nesse trecho, que compreende a necessidade de alargar o leito da BR
no trecho urbano, bem como a conclusão do viaduto na Fernando Guilhon, que
ainda tem uma terceira alça a ser feita, o elevado da Moaçara com a Cuiabá,
para permitir a continuação da Moaçara em direção ao bairro do Santarenzinho.
Além do gargalo da serra do Piquiatuba, que precisa ser encontrado uma solução
de engenharia”, ponderou o prefeito Alexandre Von.
A proposta da Prefeitura, a partir de um
trabalho realizado por consultoria especializada, nos primeiros 12 km é a
redução do canteiro central, ampliação das pistas de rolamento, de duas para
três, com ciclovia. Esse projeto já será estudado pelo DNIT como forma a
atender o ponto mais crítico da Rodovia, nos primeiros 2 km, que vão do Porto
até o viaduto, no cruzamento da Fernando Guilhon com a Cuiabá.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS
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