A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

HRBA SE CONSOLIDA COMO O PRIMEIRO HOSPITAL DE ENSINO E PESQUISA NO INTERIOR DA REGIÃO NORTE


Hospital Regional de SantarémHospital Regional recebe 300 acadêmicos por mês das cinco maiores universidades de Santarém

Hospital Regional de Santarém

Menos de um ano depois receber o título de Hospital de Ensino e Pesquisa, por meio da Portaria Interministerial nº 1.214 do ministério da Saúde e da Educação, no dia 30 de maio, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), administrado pela Pró-Saúde, se consolidou como um pólo de aperfeiçoamento profissional da área da saúde, recebendo, em média, 300 acadêmicos por mês das cinco maiores universidades de Santarém, além dos residentes médicos e multiprofissionais aprovados no processo seletivo da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O gerenciamento das rotinas administrativas do Hospital Ensino são de responsabilidade da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) que recepciona acadêmicos dos cursos de fisioterapia, enfermagem, psicologia, radiologia, medicina, farmácia, serviço social, educação física, pedagogia e administração. Possuem convênio com o HRBA as Instituições de Ensino superior (IES): Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Segundo a pedagoga da DEP, Claudiléia Pereira Galvão, a recepção e entrada dos acadêmicos no HRBA só acontece mediante a realização do processo de Integração. “A partir de segunda-feira nós teremos integração acadêmica nas universidades, onde levamos nossos palestrantes, que são colaboradores de alguns setores primordiais do hospital, e repassamos informações sobre as normas, diretrizes e rotinas. São informações bastante relevantes sobre o combate da infecção hospitalar, acidente com perfuro cortante, orientações sobre segurança no trabalho e também sobre a identificação para ingresso no hospital, todo aluno da graduação ou pessoas que queiram desenvolver projetos dentro do hospital, obrigatoriamente, tem que fazer a integração”, declarou.

Atividades
Na segunda-feira, 9 de fevereiro, o HRBA inicia o processo de recepção dos estudantes de ensino superior. Segundo o calendário estabelecido entre a DEP e as IES o processo de Interação Acadêmica iniciará às 14h30min nas Faculdades Integradas do Tapajós, com os acadêmicos de Enfermagem e Serviço Social daquela instituição de ensino. Na terça-feira (10/02), às 9h, a Integração Acadêmica acontece na Universidade do Estado do Pará para os cursos de Enfermagem, Educação Física e Medicina; na quinta-feira (12/02), às 14h, no Instituto Esperança de Ensino Superior, com os acadêmicos de Enfermagem, Radiologia, Administração, Farmácia, Psicologia e Pedagogia e no dia 9 de março, (segunda-feira), às 8h30min, na Universidade Federal do Oeste do Pará para os acadêmicos do curso de farmácia e Universidade Luterana do Brasil para os acadêmicos de Serviço Social.

Residências Médicas e Multiprofissionais

Para 2015 a UEPA disponibilizou 20 vagas de residência médica para as especialidades de: Anestesiologia (2), Cancerologia Clínica (2), Cancerologia Cirúrgica (2), Clínica Geral (4), Clínica Médica (6), Medicina da Família (2), Medicina Intensiva (2), que devem iniciar as atividades a partir de março. Ainda estão em andamento Residências Médicas em Cirurgia Geral (4), Medicina da Família (2) e Ortopedia e Traumatologia (2). A partir deste ano passam a fazer parte do cronograma as Residência Médicas nas áreas de Pediatria (2), Clínica Médica (6), Cirurgia Videolaparoscópica (2), Anestesiologia (2) e Cancerologia Clínica (2).

Para residência multiprofissional foram disponibilizadas para Santarém 14 vagas para a Residência em Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia, distribuídas em quatro vagas para enfermagem, cinco vagas de fisioterapia, uma de terapia ocupacional, uma de psicologia, uma de serviço social e duas de farmácia.
Na sexta-feira, 6 de fevereiro, teve inicio o processo de avaliação dos trabalhos de conclusão da residência multiprofissional (Fisioterapia (2), Terapia Ocupacional, serviço social, enfermagem (5), Farmácia (3) e Psicologia). O professor da UEPA (Belém), Jorge Lopes Rodrigues Júnior, esteve em Santarém participando de uma das 14 bancas avaliadoras e aproveitou para realizar uma troca de conhecimentos sobre as novas técnicas de assistência para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Vou passar a minha experiência assistiva que é o principal objetivo da residência em Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia para que eles passem a ter conhecimento das técnicas assistenciais com material de baixo custo, como o uso de adaptações e órteses, para que possam melhor atender essa clientela que na sua grande maioria são vítimas de acidentes de trânsito”, declarou o professor.

Além das residências médicas e multiprofissionais e dos estágios, o HRBA também recepciona os acadêmicos que participam de projetos de extensão como o ABC Brincando no HRBA, Cantinho da Alegria e Escolarização Hospitalar que beneficia crianças internadas e residentes no HRBA. O Diretor Geral do Hospital, Hebert Moreschi, fala sobre a importância da presença dos acadêmicos e residentes. “Além de prestar assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional do Baixo Amazonas tem a missão de enfrentar um dos problema mais graves na saúde do interior do país, que é a escassez de profissionais. Por isso, hoje somos também uma referência na formação de profissionais em Saúde que atuarão em Santarém e na região oeste do Pará, levando qualidade e segurança na assistência a população.


Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/HRBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário