A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

MP AVALIA ALTA DO COMBUSTÍVEL

GRANDE BELÉM: Promotora quer saber causa da “discrepância” de preços nos postos

A promotora de Direito do Consumidor do Ministério Público do Pará (MPE), Joana Coutinho, se reunirá, na próxima sexta-feira, 13, com representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Estado do Pará (Sindicombustíveis-PA), e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA). O encontro tem como objetivo avaliar a discrepância no preço dos combustíveis praticados pelos postos da Região Metropolitana de Belém (RMB), após o aumento autorizado pelo governo federal no mês passado. De acordo com os levantamentos do Dieese-PA, a diferença de valores entre os estabelecimentos chega 20% para o consumidor final.

Ainda segundo os dados do Dieese-PA, o reajuste aplicado nas bombas de combustíveis da Grande Belém chega a 7%, no caso da gasolina, e a 14%, para o diesel. Em alguns postos, a alta de preço foi superior aos acréscimos de R$ 0,22, no litro da gasolina, e de R$ 0,15 no litro do diesel, autorizado pelo governo federal em janeiro, após a elevação da carga tributária (PIS/Cofins) e da volta da Contribuição Intervenção Domínio Econômico (Cide). “Conforme apontam os nossos levantamentos, neste início de mês, os paraenses estão pagando bem mais pelos combustíveis. Estes aumentos já eram esperados, porém, o percentual dependeria de fatores como a carga tributaria em cada Estado, dada a incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS). No Pará, por exemplo, os preços sofreram altas consideráveis”, afirma o supervisor técnico do Dieese-PA, Roberto Sena.

E não bastassem os reajustes, que no caso do diesel, foi o dobro da inflação do ano passado (6,5%), a diferença de preços entre os postos tem incomodado os consumidores. “Temos observado que há uma grande discrepância entre alguns estabelecimentos, quando o assunto é o valor dos combustíveis.


O Liberal Digital!

Nenhum comentário:

Postar um comentário