A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

JACAREACANGA: HIDRELÉTRICA SÃO MANOEL FAZ ENTREGA DE PARTE DOS EQUIPAMENTOS PACTUADOS NO PACM

O gerente executivo de meio ambiente da Empresa de Energia São Manoel-EESM, Juhei Muramoto entregou na manhã do dia 05/02 uma caminhonete Hilux, duas motos, além de microscópios e outros equipamentos de apoio ao combate à malária.


A solenidade de entrega aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença do secretário de saúde Elinton Vasconcelos, Pedro Luz, chefe de gabinete neste ato representando o prefeito Raulien Queiroz, secretário de planejamento Alcides Grando, secretário de meio ambiente Everton Sales, secretário de obras João Francisco Vieira, assessores e de servidores da saúde. A entrega dos equipamentos é fruto de uma pactuação que tratou sobre o Plano de Ação e Controle da Malária-PACM ocorrida em 16 de junho do ano passado na cidade de Várzea Grande, Mato Grosso. O evento contou com a presença de representante do Ministério da Saúde, do diretor de endemias da SESPA, Bernardo da Silva Cardoso, da vereadora Edileuza Viana, importante articuladora nas pactuações passadas com a Companhia Hidrelétrica Teles Pires e agora articulando com a Empresa de Energia São Manoel-EESM, também estiveram presentes os secretários municipais de saúde de Alta Floresta, Paranaíta, e de Jacareacanga Élinton Vasconcelos.

Na solenidade de entrega parcial dos equipamentos o diretor executivo de meio ambiente da EESM, JuheiMuramotoexaltou a preocupação da empresa no combate à malária e disse que se sente satisfeito por estar cumprindo uma exigência legal. ‘É uma exigência que o processo de licenciamento impõe ao empreendedor do setor elétrico e a gente vem cumprir aqui com satisfação e é uma alegria poder contribuir com esse trabalho (combate à malária) que já vem sendo feito com sucesso pelo município através da secretaria municipal de saúde”, disse Muramoto. “Outros equipamentos como botes em alumínio com motor de popa, combustível e recursos para insumos usados no combate à malária estão processo de aquisição e espero em breve voltar aqui e concluir a entrega do que pactuamos”, finalizou.

Para o secretário municipal de saúde Élinton Vasconcelosos trabalhos dos agentes da diretoria de vigilância em saúde, vêm surtindo efeito. “Há poucos anos atrás o município foi considerado como zona vermelha pela Sespa devido o elevado índice de malária”, disse o secretário. “Com a estruturação da frota de veículos da Secretaria Municipal de Saúde-SEMUS e o investimento em capacitações em 2013 de 30 microscopistas entre eles 15 agentes indígenas de saúde, certificados pelo Laboratório Central do Estado do Pará-LACEN/PA, o combate à malária se intensificou no município”, reforça.

De acordo com informação de Élinton Vasconcelos o município pactuou no Plano de Ação de Combate da Malária com a EESM uma Pick-up cabine dupla 4x4, duas motocicletas, três barcos de alumínio de 10,40m com motor de popa 40HP, combustíveis e lubrificantes, além de um repasse financeiro anual no valor de 30 mil reais para ser usado em insumos no combate da malária.


Texto e fotos
Nonato Silva/ASCOM-PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário