A MELHOR INFORMAÇÃO

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

UMA PÍLULA ANTES E OUTRA DEPOIS DO SEXO PODEM EVITAR A AIDS, APONTA ESTUDO


Pílula do Truvada: uma antes, uma depois para prevenir contra Aids, dizem cientistas
Pílula do Truvada: uma antes, uma depois para prevenir contra Aids, dizem cientistas.

Pílula do Truvada: uma antes, uma depois para prevenir contra Aids, dizem cientistas.

A pílula Truvada para prevenir a Aids, tomada antes e depois do sexo sem proteção, reduz o risco de transmissão do vírus entre homens homossexuais em 86%, segundo os resultados de um ensaio clínico publicado nesta terça-feira nos Estados Unidos.

Para o estudo, Truvada - uma combinação dos retrovirais tenofovir e emtricitabina - foi tomada um dia antes e dois dias depois das relações sexuais com alto risco de contágio do vírus da Aids.

O estudo, realizado pela Agência Nacional Francesa especializada em Aids (ANRS), foi apresentado durante a conferência sobre retrovirais e infecções oportunistas (CROI), que acontece esta semana em Seattle (noroeste dos Estados Unidos).

Até agora, o Truvada - como medicamento preventivo - era receitado só com um regime de um dia, não como método efetivo aplicado no momento em que se tem a relação sexual.

Esta última evidência sobre este método, conhecido como pré-exposição profilática ou PrEP, não é suficiente para mudar a forma da prescrição, mas foi celebrada como uma nova aproximação à prevenção da Aids.

O estudo "dá a primeira evidência de que um regime dirigido é efetivo entre homossexuais de alto risco com relações sexuais frequentes", afirmou Jonathan Mermin, diretor do centro de controle e prevenção do HIV nos Estados Unidos.

O Truvada, produzido pelo laboratório Gilead Sciences, foi aprovado em 2012 pelas autoridades americanas como a primeira pílula a ajudar a prevenir a imunodeficiência humana em grupos de alto risco.

Denominado Ipergay, este estudo que mesclava o uso de placebo com doses controladas do medicamento, começou em fevereiro de 2012 e parou em outubro 2014, quando uma revisão independente determinou que teria uma alta efetividade.

Um total de 400 paciente participaram do estudo.

Com imagens provocantes, campanha promove uso da camisinha e sexo seguro12 fotos

1 / 12

Ampliar
Com imagens provocantes, campanha promove uso da camisinha e sexo seguro12 fotos 1 / 12.


Uma campanha polêmica lançada pelo órgão de saúde pública da Suíça FOPH (Federal Office of Public Health) tem o objetivo de promover o uso da camisinha e reduzir o número de infectados pelo vírus HIV. Com imagens provocativas, a intenção é remeter ao uso do preservativo na hora do sexo. As fotos da campanha não foram realizadas com modelos, mas voluntários que quiseram participar. Na imagem, o casal Anna-Lena e Stephan Leia mais Divulgação/Love Life "No Regrets"


http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2015/02/24/uma-pilula-antes-e-outra-depois-do-sexo-podem-evitar-a-aids-estudo.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário