A MELHOR INFORMAÇÃO

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

VEREADORES REIVINDICAM PROJETOS DE SANEAMENTO BÁSICO AO MINISTRO DAS CIDADES


Vereador Reginaldo CamposReginaldo Campos, presidente da Câmara, entregou reivindicações ao ministro Gilberto Kassab
  
Vereador Reginaldo Campos

O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Santarém recebeu demandas sobre infraestrutura de autoridades locais e regionais. Durante solenidade que aconteceu na manhã de sábado, 21, o presidente da Câmara, vereador Reginaldo Campos (PSB), entregou ao Ministro, um documento contendo as reivindicações do município.


Para Reginaldo Campos a vinda do Ministro ao Oeste do Pará é uma oportunidade para que ele conheça de perto a realidade em que vive o povo do Norte do Brasil. No documento entregue ao Ministro, assinado por todos os vereadores da Câmara de Santarém, constam pedidos sobre saneamento básico da cidade e de Alter do Chão; asfalto nos bairros; aumento de recursos para a Prefeitura. O presidente da Câmara disse que os vereadores também solicitam a Gilberto Kassab que interceda, junto ao Ministro de Minas e Energia, a implantação do segundo linhão para Santarém, uma vez que a energia está em colapso, impossibilitando a instalação de grandes empresas. Solicitaram, ainda, o rebaixamento do linhão de Tucuruí, para atender os municípios da Calha Norte.

Outros pedidos constantes no documento referem-se à conclusão da BR 163, que liga o Mato Grosso ao Pará; e a pavimentação da Transamazônica, que beneficiará toda a região Oeste do Pará. Na mesma ocasião, o Poder Legislativo pediu apoio do Ministro para resolver, junto ao Ministério das Comunicações, a situação precária da Internet na região, assim como a telefonia móvel nas comunidades rurais do município de Santarém.

Reginaldo Campo ratificou que foi pedido agilidade nos projetos de habitação em andamento em Santarém, tais como: Minha, Casa Minha Vida, na avenida Moaçara e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)/Mapiri e Uruará que estão com as obras paralisadas.

Em relação ao problema que Alter do Chão vem enfrentando, sobre o surto de hepatite A, o presidente da Câmara afirmou que o município de Santarém, ao tomar conhecimento da situação tomou as medidas cabíveis. Reginaldo Campos garantiu que a situação está controlada e que o governo municipal está empenhado em combater o problema.

O Vereador afirmou que na semana passada, a Câmara Municipal promoveu uma reunião, envolvendo as lideranças comunitárias de Alter do Chão, Polícia Federal, Marinha, órgãos do governo municipal, entre outros, para que medidas sejam colocadas em prática com o objetivo de evitar que o problema ocorrido na vila balneária não ganhasse maiores proporções.

Para o Vereador, é preciso que sejam levadas em consideração as pesquisas realizadas pelos técnicos da Prefeitura e ratificou que a praia não oferece riscos aos banhistas. “Todos os anos nós temos esses problemas, não só em Alter do Chão, mas em toda a nossa região, devido aos esgotos sanitários que não são tratados”, alertou Reginaldo Campos, acrescentando que isso ocorre em todo o Brasil e não apenas em Santarém.

O ministro Gilberto Kassab, em resposta às demandas dos vereadores de Santarém, assumiu o compromisso de retornar ainda este ano, ao Município, para dar início às obras de saneamento básico da vila de Alter do Chão. Na audiência, ele pediu que o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira, tome as providências e viabilize os projetos entregues pelos vereadores, atendendo a vila balneária.

UVB PEDE REDUÇÃO DA TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA NO NORTE DO BRASIL


Geovani Aguiar mostrou ao Ministro a realidade atual da AmazôniaGeovani Aguiar mostrou ao Ministro a realidade atual da Amazônia

A reunião que aconteceu no sábado, 21, em Santarém, com a participação do Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, contou com a presença de 27 prefeitos da região, presidentes de Câmaras, lideranças de bairros, representantes de associações, entre outros, o presidente da União dos Vereadores do Brasil, Geovane Aguiar (PSC/Santarém), que na oportunidade, mostrou ao Ministro a realidade atual da Amazônia.

Segundo o Vereador, hoje o Brasil está classificado em Desenvolvido (Sul e Sudeste) e abandonado (região Norte). Afirmou que a partir de 2020 o Pará será um Estado produtor de energia, sendo 54% da matriz energética do País, no entanto, a população paga a tarifa mais cara do Brasil. Geovani Aguiar pediu que o Ministro envide esforços para sensibilizar a presidente Dilma Rousseff a baixar os preços das tarifas pagas, hoje, pelos paraenses que, aliás, são consideradas absurdas.

Também, participaram da reunião com o Ministro, os vereadores Mauricio Corrêa (PSD), Silvio Neto (PSD), Silvio Amorim (PRTB), Valdir Matias Jr (PV), Erasmo Maia (DEM), Rogélio Cebulisk (Gaúcho) (PSB), Ana Elvira Alho (PT).

Fizeram parte da comitiva do Ministro, os secretários de Transportes e da Mobilidade Urbana, Dário Reis; Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira; Acessibilidade e Programas Urbanos, Luis Ramos; Diretora da Secretaria Nacional de Habitação, Alessandra D’ávila; Chefe de Gabinete, Arley Ayres; Assessor de Comunicação, Flávio Mello, o Assessor do Ministro, Luiz Massao Kita; o deputado federal Francisco Chapadinha (PSD), além de outros políticos do Pará, como os deputados estaduais, Hilton Aguiar (SDD) e Airton Faleiro (PT).


Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/CMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário