A MELHOR INFORMAÇÃO

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

PROGRAMANDO INVESTIMENTOS

NP: Secretários se reúnem com o Conselho Municipal de Agricultura

Atendo para as necessidades do setor agrícola do município e visando atender o setor produtivo, o prefeito de Novo Progresso, Osvaldo Romanholi (PR), solicitou aos secretários municipais de Administração, Agricultura e de Governo, que se reunissem com representantes do Conselho Municipal de Agricultura visando um estreitamento nas relações e principalmente, para conhecerem as demandas que a entidade tem para o primeiro trimestre deste ano. “O desenvolvimento passa também por ações no campo, auxiliando a agricultura familiar e não podemos descuidar”, disse o prefeito.


Durante a reunião a secretária de Administração, Yani Stamm Hisrch aproveitou a oportunidade para apresentar o balanço dos gastos e arrecadação da Secretaria de Agricultura, na gestão anterior, entregando as contas zeradas para o atual secretário, que ora assume o cargo, Cleiton Junior de Oliveira, que comentou a pauta de sua gestão. “Vejo a necessidade de fomentar o interesse dos jovens de permanecer no campo, criando um Fórum Permanente de Agricultura Familiar”, disse. “Temos também de rever as metas do governo de realizar compras para a Merenda Escolar desses agricultores, mas para isso vamos nos aprofundar no assunto, conhecer e gerir a demanda”, observou.


Num outro momento da reunião, a secretária de Governo, Jandira Carvalho, se colocou a disposição do conselho, para buscar soluções conjuntas visando agilizar todas as demandas que se apresentarem a partir desse primeiro encontro.


Entre as pautas do conselho foi abordada a criação de uma Lei de Isenção para os Agricultores Familiares, o que possibilitaria maiores investimentos na propriedade, aumentando a produção; lançamento de um o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que facilitaria a comercialização dos produtos dentro do município; bem como as atividades de assessoria e formação. “A certificação de qualidade do selo, é a garantida de produto bem manipulado, além de agregar valor aos produtos”, disseram.


Após colocados todos os objetivos e metas, o secretário Cleiton Junior (Agricultura), salientou a importância de se fomentar principalmente as culturas nativas. “O cacau garante um retorno muito maior para os produtores do que a criação bovina”, destacou. 


“A maioria dos produtores desconhecem outras oportunidades e se focam somente nisso. Vamos nos apoiar e trabalhar outros cultivos, diversificar a produção e garantir uma renda melhor para as famílias”, disse. “Nossa região pode e deve se auto sustentar e quem sabe, se tornar um pólo da agricultura dentro do Estado”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário